Grupo Marceneiros do Brasil fecha com chave de ouro Projeto FIMMA Marceneiro
30/03/2019
O último dia de projeto FIMMA Marceneiro reuniu um time de peso de marceneiros, integrantes do Grupo Marceneiros do Brasil. Paulo Valença, marceneiro profissional, abriu os trabalhos com a palestra que tratou do tema ?MDF para iniciantes e hobbystas?. Valença, proprietário das empresas PV Soluções em Móveis e Punta Madero Móveis para Jardins, começou com a marcenaria como um hobby, em 2010, e dois anos depois transformou a diversão em fonte de renda, profissionalizando-se como marceneiro.
De acordo com o marceneiro, sua vida seguiu outro rumo aos 46 anos e durante o evento aconselhou aos participantes de que nunca é tarde para fazer o que se gosta. ?Comecei a produzir trabalhos manuais com a madeira como uma forma de relaxar, me proporcionava tranquilidade para encarar o cotidiano estressante. Produzia peças para casa, para os amigos, para os vizinhos. Depois, resolvi montar uma pequena marcenaria, fiz cursos para manuseio de máquinas, até me tornar um marceneiro profissional?, revelou.
Leve e descontraída, a palestra tratou de conceitos, características e necessidades básicas para dar início à produção de móveis em MDF. Dessa forma, abordou detalhes significativos e os limites do MDF para quem quer iniciar a fazer seus móveis ou mesmo começar na marcenaria.
Ensinamentos de uma autodidata bem-sucedida
A penúltima palestra do FIMMA Marceneiro foi com Waldênia Caracas, especialista em marketing e que antes de deixar tudo para trás para se tornar uma marceneira trabalhava com vendas para a indústria farmacêutica. A cearense mudou de vida quando concretizou uma intenção. ?Passava pela BR-116, que corta todo o País, e via um monte de palets abandonados e pensava: no dia em que eu tirar férias, vou pegar esse material e fazer algo?, lembrou no início da palestra, intitulada ?Como é possível viver da marcenaria sustentável, quais as formas de precificação e o trato com o cliente?.
Do início da paixão pela marcenaria, em que tinha uma única furadeira antiga do pai que não funcionava, Waldênia tornou-se uma profissional bem-sucedida da marcenaria, conhecida no Brasil pelo seu canal do YouTube, que tem 85 mil seguidores, o Ateliê Waldênia Caracas/Tudo de Palete. ?É possível a qualquer pessoa se reinventar, mudar e ter sucesso em uma área na qual nunca havia pensado?. Para isso, na opinião da profissional, é necessário estudo e dedicação. ?É preciso estudar todos os concorrentes e depois pensar como agir diferente?. A escolha de materiais como o pinus e o OSB são formas da marceneira ser autêntica no mercado, por exemplo, permitindo móveis interessantes.
Waldênia também deixou dicas preciosas aos presentes sobre a importância de valorizar o próprio trabalho e apresentou uma fórmula que utiliza para chegar ao preço de suas peças. ?Se você gasta R$ 100, acrescente três vezes a esse valor, ou seja, terá R$ 400. Em cima disso, coloque mais 33%. O valor desse trabalho será de R$ 532?.
Marketing direcionado para o setor marceneiro
Will Araújo, do Canal Oficina Carcará Garagem, foi quem encerrou o ciclo de palestras do projeto FIMMA Marceneiro falando a respeito de ?Marketing para marcenarias?. O ministrante fez questão de salientar o que não é marketing. ?Não é sinônimo de venda simplesmente, nem a forma de enganar alguém. Nesse segundo caso sempre me lembro dos marketeiros, aqueles contratados para passar uma boa imagem de alguém com caráter duvidoso?, destacou.
Criar um plano de ação que contenha as oportunidades, as estratégias e as táticas de mercado são os caminhos sugeridos e explanados por Araújo, que lembrou o conceito do filósofo chinês Sun Tzu: Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o anúncio da derrota.
Com avaliação e as claras necessidades do mercado, segundo Araújo, é possível identificar fontes de oportunidades para se chegar ao público, como informações e orientações, personalizações, recursos diferenciais e entrega. Araújo lembrou o quanto é importante saber as segmentações do mercado-alvo e o valor impregnado no conceito de negócio. ?Não confunda valor com preço. É diferente o dinheiro pago com o esforço empreendido e a satisfação proporcionada pelo produto?.
O palestrante também apresentou o conceito dos 4Ps para as táticas de mercado ? Produto, Praça, Promoção e Preço. Araújo finalizou dando cinco dicas práticas para os participarem refletirem: construção do negócio com a experiência do cotidiano; querer atender muitas pessoas, mas não atender a todos; ter efetiva presença online nas redes sociais; incrementar sempre a venda e fazer tudo para que os clientes voltem.
De acordo com o marceneiro, sua vida seguiu outro rumo aos 46 anos e durante o evento aconselhou aos participantes de que nunca é tarde para fazer o que se gosta. ?Comecei a produzir trabalhos manuais com a madeira como uma forma de relaxar, me proporcionava tranquilidade para encarar o cotidiano estressante. Produzia peças para casa, para os amigos, para os vizinhos. Depois, resolvi montar uma pequena marcenaria, fiz cursos para manuseio de máquinas, até me tornar um marceneiro profissional?, revelou.
Leve e descontraída, a palestra tratou de conceitos, características e necessidades básicas para dar início à produção de móveis em MDF. Dessa forma, abordou detalhes significativos e os limites do MDF para quem quer iniciar a fazer seus móveis ou mesmo começar na marcenaria.
Ensinamentos de uma autodidata bem-sucedida
A penúltima palestra do FIMMA Marceneiro foi com Waldênia Caracas, especialista em marketing e que antes de deixar tudo para trás para se tornar uma marceneira trabalhava com vendas para a indústria farmacêutica. A cearense mudou de vida quando concretizou uma intenção. ?Passava pela BR-116, que corta todo o País, e via um monte de palets abandonados e pensava: no dia em que eu tirar férias, vou pegar esse material e fazer algo?, lembrou no início da palestra, intitulada ?Como é possível viver da marcenaria sustentável, quais as formas de precificação e o trato com o cliente?.
Do início da paixão pela marcenaria, em que tinha uma única furadeira antiga do pai que não funcionava, Waldênia tornou-se uma profissional bem-sucedida da marcenaria, conhecida no Brasil pelo seu canal do YouTube, que tem 85 mil seguidores, o Ateliê Waldênia Caracas/Tudo de Palete. ?É possível a qualquer pessoa se reinventar, mudar e ter sucesso em uma área na qual nunca havia pensado?. Para isso, na opinião da profissional, é necessário estudo e dedicação. ?É preciso estudar todos os concorrentes e depois pensar como agir diferente?. A escolha de materiais como o pinus e o OSB são formas da marceneira ser autêntica no mercado, por exemplo, permitindo móveis interessantes.
Waldênia também deixou dicas preciosas aos presentes sobre a importância de valorizar o próprio trabalho e apresentou uma fórmula que utiliza para chegar ao preço de suas peças. ?Se você gasta R$ 100, acrescente três vezes a esse valor, ou seja, terá R$ 400. Em cima disso, coloque mais 33%. O valor desse trabalho será de R$ 532?.
Marketing direcionado para o setor marceneiro
Will Araújo, do Canal Oficina Carcará Garagem, foi quem encerrou o ciclo de palestras do projeto FIMMA Marceneiro falando a respeito de ?Marketing para marcenarias?. O ministrante fez questão de salientar o que não é marketing. ?Não é sinônimo de venda simplesmente, nem a forma de enganar alguém. Nesse segundo caso sempre me lembro dos marketeiros, aqueles contratados para passar uma boa imagem de alguém com caráter duvidoso?, destacou.
Criar um plano de ação que contenha as oportunidades, as estratégias e as táticas de mercado são os caminhos sugeridos e explanados por Araújo, que lembrou o conceito do filósofo chinês Sun Tzu: Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o anúncio da derrota.
Com avaliação e as claras necessidades do mercado, segundo Araújo, é possível identificar fontes de oportunidades para se chegar ao público, como informações e orientações, personalizações, recursos diferenciais e entrega. Araújo lembrou o quanto é importante saber as segmentações do mercado-alvo e o valor impregnado no conceito de negócio. ?Não confunda valor com preço. É diferente o dinheiro pago com o esforço empreendido e a satisfação proporcionada pelo produto?.
O palestrante também apresentou o conceito dos 4Ps para as táticas de mercado ? Produto, Praça, Promoção e Preço. Araújo finalizou dando cinco dicas práticas para os participarem refletirem: construção do negócio com a experiência do cotidiano; querer atender muitas pessoas, mas não atender a todos; ter efetiva presença online nas redes sociais; incrementar sempre a venda e fazer tudo para que os clientes voltem.