Último dia de Workshop FIMMA Espaço Arqday exalta a importância do design para a indústria moveleira
30/03/2019
No último dia de FIMMA Brasil, o Worksho FIMMA Espaço Arqday abriu espaço para a palestra com tema ?A importância do design na indústria moveleira? comandada pelos fundadores da Furf Design Studio, Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner.
Para ilustrar a importância do design na indústria moveleira, Noronha e Brenner apresentaram cases de trabalhos desenvolvidos pela Furf Design Studio. O ?Confete? a primeira capa adaptável e colorida de prótese de perna produzida em massa no mundo. ?Derretidos? o vaso derretido de paixão. ?Anjinho? a cadeira com asas de anjo que foi desenvolvida baseada na crença das mães e pais que acreditam que seus filhos são uns anjinhos. ?Click Family? acessórios para incentivar as crianças para o uso de cinto de segurança.
Os profissionais destacaram também que se o produto for bem desenhado, possuir identidade própria e essência ganha longevidade, pois ficam muitos anos no mercado, visto que se conecta com o coração das pessoas, criando um elo emocional com os móveis. ?O design é significado e não somente forma?, destacou Brenner. ?O mobiliário é um meio para levar poesia para a vida das pessoas. A poesia conecta e traz beleza para o dia a dia das pessoas?, completou Noronha.
Os designers ressaltaram que no mercado brasileiro existe muita cópia, portanto, é preciso mudar essa mentalidade. As criações precisam ter essência, para assim se conectar com as pessoas. ?Quando criamos móveis infantis, não pesquisamos inspiração na internet, nós procuramos nos livros de psicologia infantil, falamos com profissionais de psicologia. Assim criamos peças com essência e inéditas, baseadas no comportamento humano e não em modismos?, exemplifica Noronha. ?Estudar tendências de comportamento humano é mais importantes do que seguir modismos momentâneos,? salientou Noronha.
Durante a passagem pela FIMMA Brasil 2019, os dois profissionais deixaram a seguinte mensagem ?É possível ser mais sustentável no setor de design, não 100%, mas existem alternativas que podem ser utilizadas, por exemplo, na hora da escolha dos materiais?. Brenner e Noronha finalizaram dando um spoiler, informaram que estão para lançar uma linha de produtos com o uso de couro de folha.
Criações para emocionar
A última palestra do espaço Arqday,ficou a cargo dos arquitetos André Menin, da Refresher, e de Júlia Fernandes, da Quali A, com o tema ?Quando o design se transforma em verdadeiras experiências?.
Para eles, construir com precisão um briefing faz toda a diferença na execução do projeto, pois torna a identificação de perfil do cliente mais tranquila e certeira. Porém, os profissionais precisam exercitar a empatia, para poder entregar o que o cliente quer e não o que o profissional acredita ser o melhor. ?Não temos mais o direito de se sobrepor ao desejo dos clientes?, destaca André Menin.
O diferencial, segundo os designers, está nos detalhes. O profissional precisa estar conectado com o que está acontecendo. Levar emoção para o design é a chave para criar conexão entre as pessoas e as peças desenvolvidas. ?Os profissionais precisam ter cuidado, pois existe muito do mesmo no mercado. Precisamos estar conectados com os desejos do cliente, para entregar um produto que gere emoções?, explicou Júlia.
Menin e Júlia abordaram alguns conceitos para o design que acreditam ser importantes, como a personalização, pois cada vez mais se torna necessária a customização; adaptação e sua realidade; herança que envolve o emocional, este é um conceito que cada vez mais ganha espaço e valor no ambiente; conforto; natureza; simplicidade e tecnologia e inovação. Acima de tudo é preciso estar na memória pelas experiências e emoções que causam. É preciso causar impactos.
Para ilustrar a importância do design na indústria moveleira, Noronha e Brenner apresentaram cases de trabalhos desenvolvidos pela Furf Design Studio. O ?Confete? a primeira capa adaptável e colorida de prótese de perna produzida em massa no mundo. ?Derretidos? o vaso derretido de paixão. ?Anjinho? a cadeira com asas de anjo que foi desenvolvida baseada na crença das mães e pais que acreditam que seus filhos são uns anjinhos. ?Click Family? acessórios para incentivar as crianças para o uso de cinto de segurança.
Os profissionais destacaram também que se o produto for bem desenhado, possuir identidade própria e essência ganha longevidade, pois ficam muitos anos no mercado, visto que se conecta com o coração das pessoas, criando um elo emocional com os móveis. ?O design é significado e não somente forma?, destacou Brenner. ?O mobiliário é um meio para levar poesia para a vida das pessoas. A poesia conecta e traz beleza para o dia a dia das pessoas?, completou Noronha.
Os designers ressaltaram que no mercado brasileiro existe muita cópia, portanto, é preciso mudar essa mentalidade. As criações precisam ter essência, para assim se conectar com as pessoas. ?Quando criamos móveis infantis, não pesquisamos inspiração na internet, nós procuramos nos livros de psicologia infantil, falamos com profissionais de psicologia. Assim criamos peças com essência e inéditas, baseadas no comportamento humano e não em modismos?, exemplifica Noronha. ?Estudar tendências de comportamento humano é mais importantes do que seguir modismos momentâneos,? salientou Noronha.
Durante a passagem pela FIMMA Brasil 2019, os dois profissionais deixaram a seguinte mensagem ?É possível ser mais sustentável no setor de design, não 100%, mas existem alternativas que podem ser utilizadas, por exemplo, na hora da escolha dos materiais?. Brenner e Noronha finalizaram dando um spoiler, informaram que estão para lançar uma linha de produtos com o uso de couro de folha.
Criações para emocionar
A última palestra do espaço Arqday,ficou a cargo dos arquitetos André Menin, da Refresher, e de Júlia Fernandes, da Quali A, com o tema ?Quando o design se transforma em verdadeiras experiências?.
Para eles, construir com precisão um briefing faz toda a diferença na execução do projeto, pois torna a identificação de perfil do cliente mais tranquila e certeira. Porém, os profissionais precisam exercitar a empatia, para poder entregar o que o cliente quer e não o que o profissional acredita ser o melhor. ?Não temos mais o direito de se sobrepor ao desejo dos clientes?, destaca André Menin.
O diferencial, segundo os designers, está nos detalhes. O profissional precisa estar conectado com o que está acontecendo. Levar emoção para o design é a chave para criar conexão entre as pessoas e as peças desenvolvidas. ?Os profissionais precisam ter cuidado, pois existe muito do mesmo no mercado. Precisamos estar conectados com os desejos do cliente, para entregar um produto que gere emoções?, explicou Júlia.
Menin e Júlia abordaram alguns conceitos para o design que acreditam ser importantes, como a personalização, pois cada vez mais se torna necessária a customização; adaptação e sua realidade; herança que envolve o emocional, este é um conceito que cada vez mais ganha espaço e valor no ambiente; conforto; natureza; simplicidade e tecnologia e inovação. Acima de tudo é preciso estar na memória pelas experiências e emoções que causam. É preciso causar impactos.