Centenas de pessoas assistem as palestras no primeiro dia do Workshop FIMMA ArqDay
29/03/2019
O arquiteto, empreendedor e especialista em Sistemas de Inteligência de Marketing, Paulo Mezzomo, apresentou nesta quinta-feira, 28, práticas de gestão para os escritórios de arquitetura e design se diferenciarem no mercado cada vez mais competitivo.
Mezzomo apresentou pesquisa que destaca que em 2017 o País contava com mais de 154 mil arquitetos. O crescimento de profissionais no mercado de 2012 até 2017 foi de 46%, ou seja, cada vez mais jovens entram no mercado. 30% dos escritórios de arquitetura fecham no primeiro ano. ?Precisamos ser diferentes, caso contrário fica difícil de se destacar,? destaca Mezzomo.
Mas como ser diferente em um mundo cada vez mais competitivo? Inovar o modelo de negócio é o caminho. Destacou a ferramenta Business Model Canvas (quadro de modelo de negócios) que auxilia no gerenciamento estratégico, permitindo desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Com esse facilitador, a empresa pode fazer a análise do segmento de seus clientes, criar propostas de valor, desenvolver vantagem competitiva, definir os canais, estabelecer relacionamento com os clientes, definir fontes de receita e organizar os bastidores do escritório. ?Qual o problema você resolve para o cliente? Você precisa entregar valor para as pessoas. Entregar valor é entregar benefício e solucionar os problemas do cliente,? destaca Mezzomo.
O arquiteto ainda enfatizou que é preciso avaliar como cada profissional gera valor, entrega o valor e recebe o valor. ?Saiba claramente qual é a sua solução. Desenvolva o Higher end concept, a essência de sua empresa em uma frase. Não é o que você faz e sim o que os clientes acham que você faz,? Paulo Mezzomo.
Tendências de arquitetura e interiores
Em uma tarde dedicada ao mundo da arquitetura e design de interiores, o arquiteto André Menin, do Refresher Trends, falou das tendências de arquitetura e design de interiores para 2019 e 2020.
Menin contextualizou sobre macrotendências e tendências. Conforme suas colocações, as macrotendências abrangem os comportamentos das pessoas e da sociedade. Elas são importantes para entender o mundo e as pessoas. As mais fortes macrotendências que ditarão as regras de arquitetura e design são: ?Free Style? que preza pela liberdade, precisa fazer sentido e mais é mais; ?Propósito real? são verdadeiras experiências; ?Design de emoções? precisa sensibilizar.
A tendência é o que realmente vemos. Baseado nas macrotendências, Menin citou três conceitos que serão tendência. O primeiro é ?Viva seu lar?, que tem como características Viva, não sobreviva e foco do usuário, significa ver a partir da ótica do cliente e apropriar-se do sonho alheio, incluir o cliente e suas histórias nos projetos. Lembrar que existem alguns mobiliários que têm história e precisam estar no projeto. Segundo ?Staycation?, que traz a ideia de férias em casa, e nessa tendência é preciso incluir os momentos de lazer nos projetos, por meio de texturas, cenários e elementos que lembram os bons momentos, também é necessário mudar e ser flexível com mobílias que se adaptam. O terceiro é ambientes ?Instagramáveis?, que devem ter enquadramento perfeito, criar oportunidades e devem ser muito mais que arquitetura.
Menin colocou que ?estilo é um atributo inerente à pessoa e não ao ambiente ? muito menos está relacionado com a mobília?. Por esse motivo, quando o assunto é estilo, as pessoas devem ser o centro da questão. ?Quando o cliente chega até nós o projeto deve iniciar em uma página em branco,? complementa Menin.
Carol Cantelli inspira profissionais
Para fechar a tarde dedicada à arquitetura e design com chave de ouro, a arquiteta e digital influencer Carol Cantelli inspirou as pessoas que assistiram sua palestra com o tema ?O que fará de você uma pessoa vencedora?.
A influencer elencou alguns comportamentos e atitudes que, ao longo de sua vida, tornaram-se características de uma pessoa vencedora. Entre as atitudes que a profissional apresentou, estão a busca por um propósito, visão a longo prazo, coragem, consistência, disciplina e sede de vitória. ?Elas são essenciais para quem deseja se tornar uma pessoa vencedora?, afirma Carol.
?Gosto de compartilhar com as pessoas algumas atitudes que tomei e que me tornaram a pessoa que sou hoje. É uma conversa com foco motivacional e também o momento que compartilho algumas dicas valiosas para profissionais que desejam alcançar o sucesso?, explica Carol. ?Eu quero que as pessoas se inspirem na minha história e vejam que é possível. Eu penso: de quem eu vou mudar a vida hoje??
Como conselho, Carol deixou a seguinte mensagem: ?Não se compare com os outros e, sim, seja o melhor que você pode ser?.
Mezzomo apresentou pesquisa que destaca que em 2017 o País contava com mais de 154 mil arquitetos. O crescimento de profissionais no mercado de 2012 até 2017 foi de 46%, ou seja, cada vez mais jovens entram no mercado. 30% dos escritórios de arquitetura fecham no primeiro ano. ?Precisamos ser diferentes, caso contrário fica difícil de se destacar,? destaca Mezzomo.
Mas como ser diferente em um mundo cada vez mais competitivo? Inovar o modelo de negócio é o caminho. Destacou a ferramenta Business Model Canvas (quadro de modelo de negócios) que auxilia no gerenciamento estratégico, permitindo desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Com esse facilitador, a empresa pode fazer a análise do segmento de seus clientes, criar propostas de valor, desenvolver vantagem competitiva, definir os canais, estabelecer relacionamento com os clientes, definir fontes de receita e organizar os bastidores do escritório. ?Qual o problema você resolve para o cliente? Você precisa entregar valor para as pessoas. Entregar valor é entregar benefício e solucionar os problemas do cliente,? destaca Mezzomo.
O arquiteto ainda enfatizou que é preciso avaliar como cada profissional gera valor, entrega o valor e recebe o valor. ?Saiba claramente qual é a sua solução. Desenvolva o Higher end concept, a essência de sua empresa em uma frase. Não é o que você faz e sim o que os clientes acham que você faz,? Paulo Mezzomo.
Tendências de arquitetura e interiores
Em uma tarde dedicada ao mundo da arquitetura e design de interiores, o arquiteto André Menin, do Refresher Trends, falou das tendências de arquitetura e design de interiores para 2019 e 2020.
Menin contextualizou sobre macrotendências e tendências. Conforme suas colocações, as macrotendências abrangem os comportamentos das pessoas e da sociedade. Elas são importantes para entender o mundo e as pessoas. As mais fortes macrotendências que ditarão as regras de arquitetura e design são: ?Free Style? que preza pela liberdade, precisa fazer sentido e mais é mais; ?Propósito real? são verdadeiras experiências; ?Design de emoções? precisa sensibilizar.
A tendência é o que realmente vemos. Baseado nas macrotendências, Menin citou três conceitos que serão tendência. O primeiro é ?Viva seu lar?, que tem como características Viva, não sobreviva e foco do usuário, significa ver a partir da ótica do cliente e apropriar-se do sonho alheio, incluir o cliente e suas histórias nos projetos. Lembrar que existem alguns mobiliários que têm história e precisam estar no projeto. Segundo ?Staycation?, que traz a ideia de férias em casa, e nessa tendência é preciso incluir os momentos de lazer nos projetos, por meio de texturas, cenários e elementos que lembram os bons momentos, também é necessário mudar e ser flexível com mobílias que se adaptam. O terceiro é ambientes ?Instagramáveis?, que devem ter enquadramento perfeito, criar oportunidades e devem ser muito mais que arquitetura.
Menin colocou que ?estilo é um atributo inerente à pessoa e não ao ambiente ? muito menos está relacionado com a mobília?. Por esse motivo, quando o assunto é estilo, as pessoas devem ser o centro da questão. ?Quando o cliente chega até nós o projeto deve iniciar em uma página em branco,? complementa Menin.
Carol Cantelli inspira profissionais
Para fechar a tarde dedicada à arquitetura e design com chave de ouro, a arquiteta e digital influencer Carol Cantelli inspirou as pessoas que assistiram sua palestra com o tema ?O que fará de você uma pessoa vencedora?.
A influencer elencou alguns comportamentos e atitudes que, ao longo de sua vida, tornaram-se características de uma pessoa vencedora. Entre as atitudes que a profissional apresentou, estão a busca por um propósito, visão a longo prazo, coragem, consistência, disciplina e sede de vitória. ?Elas são essenciais para quem deseja se tornar uma pessoa vencedora?, afirma Carol.
?Gosto de compartilhar com as pessoas algumas atitudes que tomei e que me tornaram a pessoa que sou hoje. É uma conversa com foco motivacional e também o momento que compartilho algumas dicas valiosas para profissionais que desejam alcançar o sucesso?, explica Carol. ?Eu quero que as pessoas se inspirem na minha história e vejam que é possível. Eu penso: de quem eu vou mudar a vida hoje??
Como conselho, Carol deixou a seguinte mensagem: ?Não se compare com os outros e, sim, seja o melhor que você pode ser?.