Lançamento de projeto audiovisual e oficina agitam o terceiro dia do FIMMA Marceneiro 29/03/2019
Daniel Stopa, marceneiro e influenciador digital no universo maker, fundador do Canal Stopa Lab, no YouTube, lançou nesta quinta-feira, 28, o projeto ?Marcenarias do Brasil?, que desenvolveu em parceria com a Grossl, empresa catarinense de abrasivos e adesivos, com a Makita, fabricante de ferramentas e acessórios e com a Duratex, empresa de painéis de madeira.

?O projeto consiste em um material audiovisual, de oito capítulos, que contam a história da marcenaria até os dias atuais, do desenvolvimento do design até a produção do móvel, passando também pela produção em grandes volumes para exportação?, explica Stopa.

Stopa percorreu vários cantos do País, onde conheceu e se conectou com pessoas por meio de suas histórias, construiu assim o caminho da marcenaria no Brasil ao longo dos anos, sua evolução, técnicas e tecnologias presentes no dia a dia dos marceneiros e suas marcenarias. No trajeto, foi possível acumular experiências e conhecer novos jeitos de fazer marcenaria. No evento, foi apresentado o primeiro capítulo, gravado em várias cidades do Rio Grande do Sul.

?Graças aos trabalhadores, o Brasil se move. Conhecer nosso povo é o mais interessante, pois são criativos e estão sempre na luta para sobreviver,? declara Stopa.

Oficina banco Japonês

Durante a tarde, o FIMMA Marceneiro também abriu espaço para a oficina Banco Japonês, da Fabrique Marker Space, comandada pelos sócios-proprietários do Fabrique André Lacerda e Gabriel Lages. O evento reuniu 13 participantes.

Fabricado em madeira Pinus com técnica de encaixes, a oficina utilizou ferramentas manuais tradicionais na marcenaria, como parafusadeira, parafusos, plaina, serrote e cola. Todo material e equipamento foi fornecido aos oficineiros.