Uma tarde de criações no espaço do projeto FIMMA Marceneiro 27/03/2019
O workshop com Adilson Pinheiro, nomeado ?Revolucionando a marcenaria tradicional com resina epóxi?, foi a primeira ação do projeto FIMMA Marceneiro nesta terça-feira, 27, trouxe alternativas criativas para agregar valor às peças fabricadas.

O especialista apresentou inúmeras possibilidades criativas. Mostrou como transformar madeira comum em lindas peças. O destaque ficou para as mesas no estilo river table, um ramo lucrativo para os pequenos negócios. Assim, uma mesa pode deixar de ser um móvel extremamente simples, para se transformar em uma peça luxuosa, única uma verdadeira obra de arte, gerando assim lucro para quem a produz. ?Com as técnicas de utilização de resina epóxi na marcenaria, todo pequeno fabricante pode virar um artista,? destacou Pinheiro.

?Podemos ir além na marcenaria se sairmos da mesmice e produzirmos peças únicas de alta qualidade com muito valor agregado,? explicou Pinheiro. ?A resina epóxi gera muitas possibilidades criativas. Podemos ousar na marcenaria, fazer novos acabamentos e oferecer um produto diferenciado?, Pinheiro.

Colocando a mão na massa com a Fabrique

A oficina de Luminária da Fabrique, comandada por André Lacerda, Gabriel Lages e Carlos Jesse, foi o segundo evento do projeto FIMMA Marceneiro na tarde de terça-feira. No total, 16 oficineiros participaram.

A ideia da oficina na FIMMA Brasil 2019 foi proporcionar uma experiência prática de D-I-Y (Do It Yourself) aos interessados. Os participantes aprenderam desde a montagem da estrutura até a parte elétrica da peça. A luminária é feita em madeira de cinamomo e o material e equipamento necessários foram disponibilizados aos participantes. A oficina teve a duração de 4 horas.

O projeto original da Luminária Tripé foi criado pelos designers André Lacerda e Gabriel Lages, sócios proprietários do Fabrique. O projeto foi desenvolvido e pensado para ser produzido em oficinas pelos próprios alunos.