Fimma e Movelsul inovam mais uma vez

01/08/2022 | Notícias

Sucesso de público e bons negócios, a primeira edição conjunta das feiras Fimma e Movelsul, realizada de 14 a 17 de março deste ano, em Bento Gonçalves (RS), deixou a cadeia moveleira “pedindo bis”. A espera pela nova data acabou e já é possível se programar: Fimma e Movelsul ocorrerão paralelamente de 28 a 31 de agosto de 2023, inovando o calendário de eventos com a proposta de reaquecer as vendas no segundo semestre.

A decisão por repetir a parceria vem embasada em estudos de mercado e em pesquisas realizadas junto a expositores e visitantes de ambas as feiras. Os dados mostram que 95,7% das empresas expositoras consideram Fimma e Movelsul importantes para seus negócios. Além disso, mais de 85% dos visitantes pretendem conferir as novidades da próxima edição.

Quanto à mudança de período, o presidente da Movergs, Rogério Francio, acredita que poderá ser vantajosa para toda a cadeia produtiva. “A realização das feiras conjuntas se consagrou como maior evento de negócios para o setor moveleiro nacional, mas não cansamos de inovar. Vemos a nova data como uma oportunidade de aquecer as oportunidades de bons negócios tanto no Brasil quanto no exterior”, comenta o porta-voz da entidade.

O otimismo é partilhado pelo presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini: “é cada vez mais comum que as empresas moveleiras lancem produtos no decorrer do ano, ou seja, não existe mais a ‘regra’ de que novidades precisam ser apresentadas no primeiro trimestre. Nesse sentido, lojistas, arquitetos, representantes, designers e demais especificadores encontrarão na Movelsul uma grande vitrine de lançamentos e previews com o que há de mais atual no mercado”.

Mesmo com a mudança, especialmente para Movelsul, que tradicionalmente ocorria em anos pares, ambas continuam bienais. Portanto, a edição seguinte deverá ser realizada em 2025.

RELEMBRE A EDIÇÃO DE 2022
Pela primeira vez realizadas de forma conjunta, Fimma e Movelsul receberam 30.295 mil visitantes profissionais de todos os estados brasileiros e 41 países. Somando as transações realizadas durante as feiras e aquelas que ainda vão se concretizar, a estimativa é de que serão movimentados mais de R$ 2 bilhões até março de 2023. O evento foi realizado de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados.

SOBRE A FIMMA
A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor por meio da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios. O evento é realizado desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e já soma 15 edições.

SOBRE A MOVELSUL
Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Com 22 edições realizadas desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), ocorre a cada dois anos no principal polo moveleiro do país. É um evento com grande potencial de negócios no mercado interno, atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis.