Qual é a matéria-prima do setor moveleiro?

31/01/2022 | Notícias

Qual é a matéria-prima do setor moveleiro?

A principal matéria-prima da indústria moveleira, sem dúvida, é a madeira e também o MDF. Ambos são os materiais mais vistos em lojas e fábricas do setor.

Mas é claro que existem mais opções que rondam o mercado dos móveis. Os mais comuns são:

  1. Madeiras;
  2. MDF;
  3. Folheados;
  4. Pinus;
  5. Acabamento em Laca.

Antes mesmo das mesas, cadeiras e armários, por exemplo, serem fabricados e chegarem na casa das pessoas, é necessário fazer uma boa escolha da matéria-prima, especialmente para entender se é a certa para a construção do produto.

Procure saber exatamente o material necessário para cada item produzido dentro da sua empresa. Deslizes como esse podem custar caro e ainda difamar sua imagem no mercado.

Qual a matéria-prima certa para cada tipo de móvel? 

Cada uma das matérias-primas do setor moveleiro citadas acima é recomendada para um determinado tipo de produção.

Todo o profissional da área deve ter um isso com aprendizado principal e jamais esquecer. Lembre-se que o seu cliente, muitas vezes, não entende do ramo ou do que é mais adequado para o seu pedido.

Portanto, encarrega-se de estudar muito sobre isso. Para ajudá-lo, nós separamos abaixo qual o tipo ideal de matéria-prima para cada tipo de móvel. Confira!

  1. Madeira

A madeira é o material mais usado dentro da indústria moveleira, sendo popular em lojas físicas, feiras de móveis, ecommerce, briques e afins.

Pode-se dizer que a madeira foi a responsável por existir variações de matérias-primas, já que muitas acabam vindo dela, dando origem a uma variedade imensa de mercadorias.

Escrivaninhas, guarda-roupas, armários e painéis de televisão são apenas alguns dos milhares de móveis que provêm da madeira. Usando a criatividade ainda é possível expandir ainda mais o uso dela.

  1. MDF

O MDF é outra uma matéria-prima muito utilizada na indústria de móveis, não somente pela facilidade de manipulação, mas também pela versatilidade na fabricação de ersos produtos. Além disso, é muito consistente e aceita todos os tipos de revestimento, como pintura, filme de PVC, madeira e Baixa Pressão.

O MDF é um painel de fibra de madeira de média intensidade que normalmente é fabricado a partir do eucalipto ou do pinus, através do reflorestamento e preservação da natureza. Os móveis mais produtos pelo material são: cozinhas, cômodas, mesas de cabeceiras e entre outros.

  1. Folheados

Os folheados são as colagens feitas de folhas de madeira, que podem ser consideradas, além de uma matéria-prima, um processo que faz parte da fabricação de móveis.

Sua principal característica é resistência, pois normalmente é feito a partir do MDF que, como dito acima, é um material muito bom de se trabalhar.

Hoje é possível encontrar ersos móveis folheados, como: mesa de escritório, painéis, aparador e etc.

  1. Pinus

O pinus é um tipo de madeira usada para móveis de decoração e um dos tipos de madeira mais nobres para se trabalhar devido a sua durabilidade.

Fácil de fixar, colar e furar, com essa matéria-prima você consegue criar produtos delicados e ricos em detalhes.

Ou, ainda, pode usá-lo para dar sustentação ao móvel, usando na parte debaixo ou dos pés do objeto. O pinus é um material coringa, podendo ser usado para a fabricação de: armários, estantes, pallets e até mesmo assoalhos.

  1. Acabamento em Laca

Chegamos ao último item da lista de matérias-primas mais usadas na indústria moveleira: o acabamento em laca, que é um tipo de pintura feita sob o material.

A melhor parte dele é que funciona para vidro, madeira, metal e ferro, alcançando outros tipos de fabricação de móveis, como o estilo industrial, que está em alta.

A função da laca é deixar o produto brilhoso ou fosco, que pode ser feito em ersas cores. Por ter essa característica, acaba sendo muito usado para cômodas, penteadeiras e bancadas.

Siga a Fimma

fimma.com.br linkedin instagram facebook.com youtube.com telegram