Quais são os equipamentos que um marceneiro utiliza

25/01/2022 | Notícias

Quando um marceneiro tem os equipamentos necessários, não apenas consegue fazer os seus trabalhos com precisão, como também  pode ajudá-lo a diminuir o estresse, proporcionando horas de desintoxicação mental. O trabalho manual ocupa a mente de maneira saudável. Considerando isso, separamos algumas ferramentas essenciais que não podem faltar em uma marcenaria. Confira!

Trena

Não é necessário uma mega trena, uma uma trena de ao menos 3 metros  já é suficiente para trabalhar tranquilamente em uma marcenaria. Além disso, esse  tipo específico de trena são mais leves que as trenas longas, já que elas possuem mais serventia em obras e trabalhos de construção. É interessante considerar a qualidade dessa ferramenta para que erros de mediação sejam evitados. Consequentemente, uma boa trena tem uma fita forte, que não risca facilmente e proporcionam uma leitura clara e fácil. O recomendado é ter uma trena que mostre apenas milímetros, pois as trenas com ambas escalas tornam a leitura mais difícil.

Réguas de aço

Esse é um equipamento indispensável, já que é uma das ferramentas que o marceneiro mais utiliza. Contudo, vale ressaltar que o marceneiro deve observar se são feitas de metal, aço ou alumínio.  Isso porque as réguas de aço são mais resistentes e permitem uma marcação muito mais precisa. Dessa forma, se for possível, tenha mais de uma medida disponível e de preferência as réguas com acabamento acetinado, ou seja, sem brilho, principalmente em ambientes internos, onde as luzes refletem em muitos mais pontos.

Jogo de formões

Se longe esse é um equipamento que não pode ficar de fora. Priorize aqueles que permitem uma boa afiação para fazer encaixe de precisão. Obviamente, montar um jogo com 3 medidas pode ser uma boa opção para a maior parte dos trabalhos de encaixes. No entanto, é necessário escolher uma marca de qualidade para que você possa ir montando o seu kit periodicamente.

Esquadro de carpinteiro

Normalmente, o esquadro está mais presente na bancada do que pendurado no quadro de ferramentas, visto que é indispensável até mesmo para montagens de armários pré-fabricados bem alinhados. Esse equipamento para marcenaria possui muitas variações em suas medidas e ângulos. Faça um esforço para comprar um bom esquadro combinado, escolhendo um que possa mostrar os ângulos de 90 a 45 graus.

Serras

Sem sombra de dúvidas todo marceneiro precisa de mais de uma serra elas devem ser de diversos tamanhos e dentições, cobrindo funções variadas e materiais diferentes  Existem várias opções no mercado, você pode encontrar para corte de bambu, corte cruzados, cortes em ripa, corte de precisão, corte de luthier e encaixes.

Grampos

Por fim, não podemos deixar de citar entre os equipamentos de um marceneiro, os grampos. Eles auxiliam na segurança de peças no lugar certo para colagem, corte e marcações. Os grampos mais simples, popularmente conhecidos como grampos "C" ou sargento são bastante funcionais e possuem um preço bem acessível. Vale ressaltar que alguns modelos possibilitam a inversão da posição da cabeça para que ele funcione também como macaco simples, que possui muita utilidade para descolar peças de madeira ou para pressão de colagem invertida, como interior de caixas por exemplo. Gostou dessas dicas? Esperamos que sim, afinal, sabemos o quão importante são os equipamentos de um marceneiro. Lembrando que as ferramentas de qualidade são importantes para um trabalho bem feito, especialmente pela segurança que oferece.

Siga a Fimma

fimma.com.br linkedin instagram facebook.com youtube.com telegram