Sebrae RS subsidiará 50% das inscrições para quinta e sexta turmas do FIMMA Inova 09/10/2020 | Notícias

Profissionais liberais ou empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, localizadas no Rio Grande do Sul, poderão se beneficiar do desconto. Quatro turmas já foram formadas e seus integrantes estão experenciando os conteúdos personalizados

Iniciado há pouco mais de um mês, o FIMMA Inova confirma uma nova parceria para o fechamento da quinta e sexta turmas. O Sebrae RS subsidiará 50% das inscrições de profissionais liberais ou empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Com a cooperação, o benefício pode ser usufruído por profissionais de todo o estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da FIMMA Brasil, Euclides Rizzi, para as demais regiões do País, as negociações estão avançadas para novas parcerias nesse mesmo formato, estendendo o benefício a outros profissionais da federação. “Em breve teremos mais novidades e provavelmente abriremos novas turmas”, comemora Rizzi com o sucesso da iniciativa.

O FIMMA Inova já reúne mais de 100 profissionais, entre produtores, fornecedores, prestadores de serviços do setor moveleiro, direcionado a empreendedores, executivos, gestores e profissionais liberais ligados de alguma forma à cadeia de madeira e móveis, nas cinco turmas fechadas até o momento. Para quem está interessado em participar, as inscrições para a quinta e sexta turmas estão abertas, basta acessar https://www.sympla.com.br/eventos?s=FIMMA . A previsão de início da quinta turma é dia 23 de outubro e da sexta turma dia 30 de outubro.

O Innovation Business Game (IBG), do FIMMA Inova, é uma escola de inovação 100% online, com conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade. O programa de mentoria organizacional, em formato gamificado, com curadoria da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) terá duração de 140h, dividido em 4 módulos, e promoverá imersões em conhecimento disruptivo e trocas de inovação nas empresas e em toda a cadeia, junto aos melhores profissionais da área de inovação do Brasil.

Para experienciar o conhecimento e ter a necessária mudança de mindset serão realizados desafios pelos times para resolução de problemas reais do segmento, no estilo Hackathon. Os encontros serão realizados por meio de imersões, webinários e mentorias colaborativas com grandes especialistas em inovação e liderança do Brasil.

Os módulos serão divididos por temas: 1 - Leaders: desenvolver o mindset inovador dos líderes transformadores da cadeia, com a construção de times, realização de desafios e resoluções de problemas reais no estilo Hackathon; 2 - Transformação digital, tendência e inovação: sete webinários que terão o objetivo de reconhecer desafios e despertar para novas alternativas de negócios e práticas. Inclui tarefas relacionadas ao Hackathon que estarão ocorrendo em paralelo; 3 - A inovação na prática – contemplará quatro webinários, duas mentorias colaborativas e um painel com a intenção de conhecer os pilares e a metodologia aplicadas da inovação. A tarefa será o desenvolvimento de pesquisa, propósito e experimentação colaborativa; e 4 - Estratégias para inovação – inclui cinco encontros imersivos para reconhecer modelos de negócios, ferramentas e conhecimento para a prática.

A busca por maior conhecimento e a possibilidade de abrir a visão para as tendências mundiais e, sobretudo, como aplicar novos conceitos no negócio, que faz parte da cadeia madeira e móveis, motivaram a diretora da Sandrin Móveis Planejados, Renata Sandrin, a participar do IBG, do FIMMA Inova. Renata ressalta que o maior desafio tem sido relacionar os conceitos ao modelo de negócio já existente e a um novo modelo de negócio, mas acredita que o IBG auxiliará a visualizar formas de aplicar as tendências no negócio já existente ou num novo modelo. “Sem dúvida é um novo olhar, já estou conseguindo aproximar conceitos amplos em pequenas ações na empresa com foco na inovação”, aponta.

Gilson Rigo, diretor da Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves, enfatiza que decidiu encarar o desafio do FIMMA Inova, inicialmente, pelo formato que foi proposto e pela altíssima qualidade dos facilitadores que estão selecionados para a condução desse game. “Obviamente havia uma grande expectativa e que no decorrer de sua realização tem se transformado em entusiasmo, pela forma didática, desafiadora, assertiva e participativa com que os assuntos e dinâmicas foram se desenvolvendo. Mesmo tendo participado de muitos outros cursos e dinâmicas parecidos, de outros segmentos na vida pessoal e profissional, se eu pudesse resumir o FIMMA Inova seria por meio da palavra surpreendente. Eu acredito que podemos avançar muito na nossa carreira profissional e agregar muito, tendo outro olhar sobre a inovação, saindo do conceito apenas tecnológico e indo ao encontro, principalmente, das dores e os anseios de que realmente paga a conta que são os clientes”, relata.

A diretoria da FIMMA Brasil e equipe estão empenhadas em incentivar e apoiar a retomada do mercado, por meio do estímulo de novos negócios e a aproximação de empresas com soluções de lideranças de toda a cadeia produtiva madeira e móveis. Além do FIMMA Inova, que já teve seu início no mês de agosto e segue com o fechamento de turmas em setembro, reunindo em torno de 200 profissionais, entre empreendedores, executivos, gestores e profissionais liberais ligados ao setor, está sendo preparada a feira física, FIMMA Conexões para Negócios, que acontecerá de 26 a 29 de abril de 2021.

O diretor de Inovação da FIMMA Brasil, Giovanni Rodrigues, pontua que em um momento de mercado em que se buscava uma forma de transformar a FIMMA Brasil, em uma feira atemporal e ainda mais relevante, foi concebido o FIMMA Inova. “Um programa que veio para unir todos os elos do segmento moveleiro, e induzir a inovação como uma ferramenta indispensável para o crescimento do setor”. Rodrigues ressalta que o programa iniciou em agosto e já está trabalhando soluções para integração do setor por meio do IBG, o qual vem transformando a visão dos participantes a respeito da importância de uma aproximação dos elos da cadeia. “Como diretor de Inovação da FIMMA e participante do programa, estou muito satisfeito com a profundidade dos conteúdos abordados e metodologia aplicada, o que está proporcionando grande crescimento a todos envolvidos”.

Para mais informações sobre o FIMMA Inova acesse https://conteudo.fimma.com.br/fimmainova