Como é composto o setor moveleiro no Brasil?

12/01/2022 | Notícias

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) apontou que o mercado brasileiro de móveis é formado por mais de 19 mil empresas, onde cerca de 80% delas estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Da maior para menor concentração, são incluídos, respectivamente, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.   Esse número de empresas indica, mais de 240 mil empregos diretos, que no ano passado tiveram um valor de produção estimado em cerca de U$ 11,8 bilhões, de acordo com o Euromonitor 2020. No que diz respeito ao mercado externo, o Brasil é o 31° maior exportador do mundo, com exportações avaliadas em USD 679,1 milhões no ano anterior. No entanto, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de móveis do país, contando com cerca de 28 mil indústrias moveleiras, gerando 35 mil empregos diretos, é o que aponta a Inteligência Comercial Móvel, baseada  nos dados do NOVO CAGED, em dezembro de 2020. O estado ainda está em segundo lugar como maior exportador de móveis do Brasil. Dessa forma, as principais indústrias do estado possuem reputação internacional na produção de mobiliário residencial.

Conheça algumas fabricantes de móveis no Brasil

Como visto, entre os polos moveleiros do país, temos destaque no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. Confira agora algumas empresas que se destacam neste segmento:

Dalla Costa

Essa indústria de móveis Ltda, está  situada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul desde 1986. Estando 31 anos no mercado, a empresa inaugurou o uso do MDF como matéria-prima, atualmente, todos os seus produtos são fabricados 100% neste material. Suas peças possuem um design contemporâneo, com padrões lineares e cores clássicas. Por serem feitas em MDF, têm resistência e durabilidade maior, não esquecendo do excelente acabamento.

BRV

A BRV também está localizada na Cidade de Bento Gonçalves, atuando no mercado há 14 anos. Os móveis produzidos nesta empresa são: livreiros, racks, painéis, apoios, mesa, nichos, penteadeiras, entre outras peças. A empresa segue o conceito de sustentabilidade, utilizando para a fabricação de seus produtos, como os painéis de madeira reflorestada. O design simplificado é a base de suas mercadorias, com o objetivo de levar praticidade e funcionalidade das mesmas, não perdendo o estilo diferenciado. São peças desenhadas com a intenção de criar ambientes com a personalidade e o modo que se encaixam no espaço do cliente. Vale ressaltar que além do varejo convencional, a BRV também está presente em um grande alvo, o mercado e-commerce. Auto-serviço com rapidez, segurança e agilidade priorizando a satisfação do cliente final.

Mobiliart

Fixada no oeste catarinense, na cidade de Concórdia, a empresa atua no mercado moveleiro há 43 anos. Fazendo jus ao seu nome, produz peças tradicionais, no entanto, com um design arrojado e elegante, sempre buscando estar por dentro das tendências do setor. É especializada em móveis para sala de estar, sala de jantar e cozinha. Além disso, a empresa possui regras com base na sustentabilidade, contando com um filtro de resíduos nas instalações e toda a madeira maciça utilizada na fabricação dos seus móveis, é oriunda de reflorestamento.

Siga a Fimma

fimma.com.br linkedin instagram facebook.com youtube.com telegram

Veja também