20 tendências do setor moveleiro brasileiro para 2022

10/01/2022 | Notícias

Mesas coloridas, armários de cozinhas estilo industrial e camas rústicas, essas são algumas das tendências do setor moveleiro brasileiro para 2022. O próximo ano reserva uma boa variedade de estilos. Indo do minimalismo ao retrô, que com certeza estará em evidência nas lojas e nas feiras de móveis. Esteja por dentro do mercado com as 20 principais tendências do setor moveleiro. Confira abaixo!

1. Móveis híbridos e versáteis

As pessoas não querem mais apenas uma mesa ou uma estante, mas sim os dois ao mesmo tempo! Os móveis híbridos e versáteis estão chegando para quem busca otimizar espaço e economizar dinheiro, justamente por ter uma função dupla e não precisar adequar todo o ambiente para caber.

2. Estilo industrial

Sendo um destaque desde 2020, o estilo industrial, com móveis mais quadrados e de ferro, vai permanecer uma tendência em 2022, especialmente para escritórios. Os tons para estilo serão encontrados em mais escuros, como preto e cinza, que também devem ser procurados para banheiros e cozinhas.

3. Móveis rústicos

O estilo de móveis rústicos é um conceito permanente no mercado, além de ser uma forma de sustentabilidade, que também vai aparecer com força no próximo ano. Normalmente fabricado com madeira nobre e de qualidade, esse tipo de produto é muito requisitado dentro da indústria moveleira, especialmente para a fabricação de cômodas e penteadeiras.

4. Móveis tubulares

Os móveis tubulares, com acabamento circular ou redondo, já foram uma tendência há algumas décadas e estão voltando com tudo. Mas, dessa vez, seu retorno recebe um toque mais moderno e refinado, com tons pastéis, podendo ser visto em sofás, escrivaninhas e até mesas de cabeceiras.

5. Minimalismo

Embora as cores estejam conquistando espaço dentro da indústria de móveis, o minimalismo continua mantendo a sua procura com tons neutros. Com suas linhas retas e geométricas, o estilo promete invadir salas de estar, com estantes, aparadores e mesas de centro, trazendo uma atmosfera mais limpa e simples, porém sem perder a elegância.

6. Sustentabilidade

Cada vez mais o setor moveleiro tem olhado para a sustentabilidade e para 2022 isso não vai ser diferente. Móveis feitos, restauração e reutilização de peças poderão render boas vendas para o mercado, especialmente para itens de decoração. A fabricação de balcões, mesas e pequenos objetos de decoração a partir de materiais, como barril e pallet, certamente terão boas procuras.

7. Cores fortes

A moda é feita para todo mundo, inclusive na indústria de móveis. Acima nós vimos que cores neutras estão em foco. Mas, para quem prefere algo mais vivo, tons fortes, como rosa, vermelho e laranja, também estarão disponíveis em cubas para banheiro, cadeiras, cristaleiras e guarda-roupas.

8. Estilo Retrô

O estilo retrô como um todo vai voltar com força em 2022, especialmente em ambientes compartilhados, como sala de estar e cozinha. O motivo disso se dá ao conforto e memória afetiva que esse tipo de móvel remete. Com a grande procura no ano passado, a expectativa é encontrar esse estilo em estantes, mesa de jantar e armários em geral.

9. Formas assimétricas

Você já viu aqueles móveis que não seguem um padrão de tamanho? Esse tipo de móvel é chamado de assimétrico, que costuma chamar a atenção justamente por ser diferente. Normalmente feito com ferro, madeira ou alumínio, o estilo é usado para a fabricação de sofás, poltronas ou painéis decorativos, para sala de estar e cozinha, por exemplo.

10. Golden Fever

O Golden Fever é um estilo mais usado para objetos de decoração, por ter um acabamento em dourado que remete a sofisticação. Após ganhar notoriedade, a indústria moveleira se rendeu e iremos ver diversos tipos de móveis com acabamento em dourado e com partes mais desenhadas, que é característico da tendência.

11. Conforto

O estilo conforto, ou comfy, são mais direcionados para estofados, que prezam por um produto macio e elegante. Além de sofás, é possível encontrar camas revestidas de madeiras, que vão conquistar muita gente que gosta de descansar com estilo.

12. Estilo boho

  O estilo boho está sendo muito popular em redes sociais como Instagram e Pinterest. Além de ser simples e composto por tons mais amarelados, é um complemento de outra tendência de decoração: as plantas. Se você está querendo chamar a atenção de novos públicos para sua loja de móveis, comece a investir no boho!

13. Conceito aberto

O conceito aberto é uma tendência de design de interiores, que acaba tendo um papel de guia para o setor moveleiro. Levando isso em consideração, móveis mais longos e que dão a sensação de mais espaço, certamente terão uma grande procura. 14. Elementos naturais Móveis com elementos naturais são aquele estilo que remetem a natureza, que trabalham com texturas e estampas que trazem esse tipo de conexão. Mesas de mármores, balcões e painéis que lembram pedra, ou que são compostos por uma estampa que semelhante a fluidez da água, vão conquistar os consumidores e atrair muitos clientes.

15. Móveis com LED

  Sim, as luzes de LED, mais uma vez, serão alvo de procura pelos clientes, justamente por proporcionarem um ambiente mais confortável. Considerando isso, é interessante pensar em peças que já tenham um espaço para embutir as luzes, logo no processo de fabricação.

16. Móveis planejados

Os móveis planejados serão os melhores amigos dos quartos e cozinhas no próximo ano. E qual motivo para isso? O aproveitamento de espaço influenciado pelo home office. Além de lucrativa, a tendência permite uma maior valorização do trabalho feito pelo setor moveleiro e também da exclusividade, já que cada peça produzida acaba sendo única.

17. Nichos e prateleiras

Ainda na questão de organização e aproveitamento de espaço, os nichos e prateleiras vão circular pelo setor, tanto no estilo minimalista, quanto retrô e colorido. E não ficar apenas no escritório ou na sala, eles também vão invadir ambientes como cozinha e banheiro. 18. Móveis metalizados Vindo com dourado e bronze, os móveis metalizados, além de buscados para mesas, prateleiras, cadeiras e móveis de organização, vão contribuir para uma decoração sofisticada e elegante. O mais interessante desse estilo é que consegue proporcionar estilo usando algo simples e que antes era tão pouco valorizado, como o metal.

19. Linhas orgânicas

As linhas orgânicas foram inspiradas nas curvas da natureza e todo seu conceito é baseado nisso, tendo como material principal a madeira. No setor de móveis essa questão virá muito forte em luminárias de teto, móveis para cozinha, como mesa e cadeira, tampos sinuosos de balcões, feitos com partes de troncos de árvores em madeira rústica e podendo, até mesmo, invadir os escritórios.

20. Móveis revestidos

  Os móveis revestidos, especialmente com tecido estofado, vão entrar como um dos produtos mais procurados de 2022. Se você trabalha com mesas de centro, cadeiras, poltronas ou qualquer outro móvel que consiga ter esse tipo de revestimento, saiba que seu momento de ascensão é agora.

Siga a Fimma

fimma.com.br linkedin instagram facebook.com youtube.com telegram