Sicredi Pioneira foi case no Fimma Inova

20/10/2021 | Notícias

O Circuito de Inovação do Fimma Inova continua trazendo histórias inspiradoras aos participantes do programa realizado pela Movergs. Em parceria com o Instituto Hélice, o módulo promove encontros virtuais mensais e, na terça-feira, 19 de outubro, foi a vez da centenária Sicredi Pioneira compartilhar seu case de sucesso com dezenas de profissionais da cadeia moveleira.

O pioneirismo do padre suíço Theodor Amstad, principal incentivador para que a comunidade criasse a Sicredi Pioneira RS, tornou possível a cooperativa ocupar hoje um lugar de destaque no cenário nacional. A solidez ao longo dos seus 117 anos fez com que a Pioneira se tornasse uma instituição financeira com credibilidade, mantendo as pessoas e o desenvolvimento regional como pilares. Para se manter relevante e em constante crescimento, uma das estratégias da unidade é apostar em ações inovadoras.

Quem contou essa trajetória no painel “Jornada da Inovação” foi o diretor executivo Solon Stahl e o gerente de Negócios Jonas Rauch. Também contribuíram representantes da Sicredi Serrana – a assessora de planejamento Daniela Canal Chies e o diretor de Operações César Possamai. O executivo do Instituto Hélice, Thomas Job, além do diretor e do vice-diretor de Inovação da Fimma, Giovanni Cechin Rodrigues e Renato Bernardi, respectivamente, fizeram a mediação.

SOBRE O PROGRAMA

O Fimma Inova é o programa de inovação da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) voltado para o fortalecimento das empresas da cadeia de madeira e móveis. A primeira etapa, concluída em setembro, reuniu virtualmente jovens talentos e especialistas experientes por meio do Innovation Business Game, metodologia gamificada que propõe atividades interativas de pesquisa e hackathon. Eles tiveram orientação dos consultores Marcus Ronsoni e Carlos Klein, da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC).

Circuito de Inovação é um módulo desenvolvido para que participantes da edição 2020 possam dar continuidade à implantação de mudanças por meio da troca de experiências com empresas consagradas quando o assunto é práticas inovadoras.

Já o módulo Roadmap é um roteiro para implantação do sistema de inovação continuada nas empresas dos participantes. Essa etapa, com coordenação do CTO e vice-presidente Executivo das Empresas Randon, Daniel Ely, concentra-se no diagnóstico de cada corporação.

O programa tem apoio dos parceiros Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Veja também