Fimma Inova abre inscrições para sua próxima edição 26/07/2021 | Notícias

Programa de inovação terá vagas limitadas com módulos de gamificação, roadmap e benchmark para a cadeia de madeira e móveis

 

Estão abertas as inscrições para o Fimma Inova, programa da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma) para impulsionar a cultura de inovação na cadeia de madeira e móveis. O projeto traz uma nova abordagem em relação à primeira edição realizada no ano passado, agora com dois módulos: um voltado a novos participantes e também uma programação destinada à continuidade da imersão para os alunos participantes em 2020.

O primeiro módulo foi especialmente desenvolvido para novos participantes, com uma abordagem ampliada em relação à edição anterior e foco na construção do mindset de inovação na cadeia madeira e móveis, com grupos competindo entre si na criação de projetos de inovação aplicada. Esse módulo inicia com a abordagem do Innovation Business Game, que consiste numa metodologia gamificada com sala de aula invertida e atividades extraclasse de pesquisa e hackathon. A coordenação dessa etapa será dos consultores Marcus Ronsoni e Carlos Klein, da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC).

Serão três dias de imersões com oito horas cada, com um programa focado na experiência prática, troca entre os participantes e conteúdos aplicáveis. Após essa imersão, os participantes seguem para o Roadmap, roteiro para implantação do sistema de inovação continuada em suas empresas. Essa etapa terá quatro módulos concentrados no diagnóstico de cada empresa e coordenados pelo Chief Transformation Officer (CTO) e vice-presidente Executivo das Empresas Randon, Daniel Ely. As etapas desse módulo serão desenvolvidas de 27 de agosto a 15 de dezembro, com turmas de, no máximo, 30 participantes.

 

Benchmarking com Instituto Hélice

 

O Fimma Inova 2021 ainda vai incluir um módulo especialmente desenvolvido para continuidade da imersão para os participantes das primeiras turmas. Será um Circuito de Inovação em parceria com o Instituto Hélice, com encontros virtuais de benchmarking em empresas consagradas por suas boas práticas de inovação. O objetivo desse programa é despertar o senso de urgência para uma mudança de comportamento, geração de valor e resultados através da inovação.

Esse módulo terá início no dia 19 de agosto e terá sete encontros virtuais realizados mensalmente e com duração aproximada de duas horas. Nessas ocasiões, os participantes poderão aprender diretamente sobre inovação aplicada com executivos da Florense, Marcopolo, Metadados, Randon, Sicredi Pioneira RS, Sicredi Serrana e Soprano.

Alguns conteúdos abordados nesse benchmarking são capacitação para inovação, comitê de inovação, cultura de inovação, estrutura de gestão, indicadores de inovação, processos de inovação e estratégia de inovação.

 

Conectando o setor por meio da inovação

 

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma) é uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor através da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios. O evento vem sendo realizado desde 1993 com um total de 14 edições até hoje.

Recentemente, a feira decidiu se reinventar, criando uma série de plataformas e iniciativas voltadas à inovação e soluções que tornam sua presença permanente entre seus públicos. O Fimma Inova foi um dos programas criados nesse sentido. O presidente da feira, Euclides Rizzi, pontua que o programa é destinado a profissionais que atuem como protagonistas em seus ambientes de trabalho e possam disseminar a cultura de inovação dentro da empresa.

Segundo ele, na caminhada do Fimma Inova até aqui, a entidade compreendeu que a inovação é um processo que ocorre por meio do conhecimento e da colaboração. “Esse formato que encontramos para a continuidade do Fimma Inova vai resultar numa experiência profunda e necessária aos profissionais do setor, conectando de forma consistente a cadeia de madeira e móveis”, reforça Rizzi.

O Fimma Inova 2021 está com inscrições abertas somente até o dia 19 de agosto. O módulo para a continuidade da imersão terá início no próprio dia 19 e o módulo para novos participantes começa dia 27 de agosto. Todas as informações sobre o programa, os instrutores e as formas de inscrição estão disponíveis nesse link: [https://fimma.com.br/inova].

Ao mesmo tempo, a Fimma Brasil está em contagem regressiva para sua próxima edição presencial, que será realizada simultaneamente à Movelsul Brasil: de 14 a 17 de março de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Veja também