Tecnologias que devem despontar nos próximos anos
03/12/2025 | NotíciasDireta ou indiretamente, todos já fomos impactados pelo ChatGPT. Seja utilizando a ferramenta para fazer uma busca ou criar um texto, seja lendo algum conteúdo elaborado por essa inteligência artificial que ganhou o mundo.
Referência em futurismo, Tiago Mattos previu que uma solução como o ChatGPT se tornaria popular, eficiente e acessível. E isso se concretizou! Na Fimma Brasil 2025, realizada em agosto, o especialista apresentou uma palestra com tendências de tecnologia que devem despontar nos próximos anos. Confira os principais destaques e prepare-se para o que vem por aí!
PERSONALIZAÇÃO COM TECNOLOGIA
Tiago trouxe exemplos de como a tecnologia pode tornar a personalização de produtos cada vez mais precisa.
M-Tailor: roupas sem tamanhos fixos, feitas sob medida por escaneamento corporal digital (20% mais preciso que alfaiate). Ainda, roupas infantis que “crescem junto com a criança”.
Corson: mini fábrica de maquiagem personalizada em tempo real, ajustada via IA para tom de pele, iluminação, etc.
REPRESENTAÇÃO DIGITAL
Digital Twins (Gêmeos Digitais) são representações precisas de objetos ou pessoas no mundo físico. Pode-se criar avatares para qualquer profissional ou empresa. Treinados, eles replicam seu conhecimento e estilo.
Exemplos: o SiteWire usa drones para monitorar construções em tempo real, prevenindo erros caros. Aplicações na saúde: com exames completos feitos por sensores integrados que geram um gêmeo digital do paciente. “Digital twin nada mais é do que uma representação em zeros e uns daquilo que a gente tem no mundo de átomos”.
Tiago Mattos fala sobre Digital Twins na indústria, assista aqui
COEXISTÊNCIA
O futuro não é único, ou seja, coexistem empresas avançadas tecnologicamente e outras obsoletas. A diferença está na adoção rápida ou não das tecnologias disruptivas. “Uma empresa está garantindo a sua sobrevivência e outra está investindo na sua falência”.
NÃO USAR IA COM SABEDORIA É UM ERRO
Os profissionais devem focar em desenvolver habilidades que a inteligência artificial não consegue replicar. A IA fará melhor e com mais agilidade as tarefas repetitivas e técnicas, mas o saber humano é indispensável. “A gente tem que investir tempo, dinheiro e saúde nas coisas que a IA não faz”.
Autoconsciência e imaginação do futuro são habilidades que a inteligência artificial não dá conta! “Autoconsciência é a capacidade humana de imaginar o futuro. Essa habilidade é o diferencial competitivo para se manter relevante. Se você não consegue imaginar o futuro, você só reage às coisas do presente”.
AÇÕES PRÁTICAS PARA COMEÇAR A IMPLEMENTAR
> Avalie quais processos da sua rotina podem ser automatizados usando gêmeos digitais ou avatares virtuais (comece aos poucos);
> Invista no desenvolvimento das suas habilidades criativas, estratégicas e de previsão (o diferencial humano);
> Explore tecnologias personalizadas para o seu negócio (como personalização via IA) para aumentar valor e diferenciação;
> Use avatares digitais para otimizar atendimento ao cliente ou consultoria interna;
> Tenha consciência de que o futuro será híbrido (adapte-se rápido para não ficar obsoleto).
DICA BÔNUS: a busca por inovação deve ser constante, mas o relacionamento humanizado com parceiros e clientes também é fundamental para uma empresa se manter relevante no mercado. Por isso, a Fimma Brasil é o espaço perfeito para conferir soluções de tecnologia e praticar o networking. Prepare-se para a próxima edição: de 09 a 12 de agosto de 2027, em Bento Gonçalves (RS).


