Fimma Brasil 2025 será carbono neutro
14/07/2025 | NotíciasA Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) dá um passo importante em sua agenda ESG. A 17ª edição do evento, que ocorrerá de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), será carbono neutro. Toda a energia utilizada no período de montagem, durante os quatro dias de feira e na desmontagem das estruturas terá origem 100% renovável – com rastreabilidade garantida por meio da certificação internacional IREC (International REC Standard), reconhecida globalmente por atestar a procedência limpa e sustentável da energia elétrica utilizada.
O certificado será emitido pela Ludfor, empresa que há 30 anos atua com soluções de energia renovável e é responsável pela neutralização de carbono do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, local onde ocorrerá a feira. “Levar a certificação internacional para a Fimma mostra que a energia renovável é uma ferramenta concreta para a transformação do setor produtivo”, afirma Maikon Perin, executivo de inteligência de mercado da Ludfor.
Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade realizadora da Fimma Brasil desde 1993, destaca que a iniciativa representa um marco no compromisso da feira com a responsabilidade ambiental. “Além de neutralizar as emissões diretas de carbono, a ação reforça nosso cuidado com o meio ambiente e incentiva a transição energética no setor produtivo. Mais do que uma ação da Fimma, é uma escolha com efeitos para a cadeia moveleira e para a reputação ambiental dos nossos expositores e visitantes”, explica.
A Fimma Brasil está entre as cinco feiras mais importantes do mundo em seu segmento. Em 2025, reunirá mais de 300 fornecedores nacionais e internacionais da cadeia produtiva de madeira e móveis, apresentando suas soluções para indústrias, marcenarias, designers, arquitetos, entre outros profissionais que trabalham com projetos de mobiliário. Além de expositores de máquinas, ferramentas, tecidos, tintas, tecnologia, vidros, serviços e diversos outros segmentos, o evento terá um novo projeto chamado Praça de Inovação. Esse espaço oportunizará experiências imersivas no universo da inovação, contato com startups e diversas palestras gratuitas sobre temas como marcenaria, indústria, arquitetura e inovação.
SOBRE A LUDFOR
Com sede em Bento Gonçalves (RS) e nove filiais nas principais capitais do Brasil, o Grupo Ludfor é uma das maiores empresas de gestão de energia do país, com 30 anos de atuação, mais de 1,1 GWm sob gestão, e mais de 5.500 unidades consumidoras atendidas. Atua nas frentes de gestão e comercialização de energia, operação de usinas, contabilidade especializada, jurídico para o setor elétrico, engenharia aplicada, inteligência de mercado e investimentos estruturados em geração renovável.
Além de expor na Fimma Brasil 2025, a Ludfor integra a programação de palestras apresentadas na Praça de Inovação (Pavilhão A). Alexandre Becker, executivo da empresa, é um dos participantes do painel “Mercado Livre de Energia 2.0”, abordando estratégias para obtenção de maior economia no mercado livre de energia por meio de projetos de autoprodução. A apresentação trará ainda cases práticos de clientes, demonstrando como a autoprodução pode potencializar a competitividade das indústrias e contribuir para metas de descarbonização do setor moveleiro.
SERVIÇO
O quê: Fimma Brasil 2025
Quando: 04 a 07 de agosto, das 10h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS (alameda Fenavinho, 481)
Realização: Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul
Credenciamento: fimma.com.br
Patrocínio: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banrisul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Apoio da Praça de Inovação: Sebrae RS; Senai-RS; Inova RS; Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região); Instituto Hélice; Tecno UCS; InovaBento