Quais as principais tendências de marcenaria para 2024?
26/02/2023 | Notícias
Existem dois caminhos para falar sobre tendências de marcenaria: um voltado para os produtos e outro para os bastidores onde atuam os marceneiros. Pensando nisso, este artigo reúne os tópicos mais relevantes relativos ao assunto.
Com base no que foi apresentado em eventos do setor moveleiro no ano de 2023, como as feiras Fimma Brasil e Movelsul Brasil, profissionais da marcenaria chegarão ao final da leitura sabendo o que está em alta tanto na preferência dos consumidores quanto na estrutura para empresas de móveis.
10 tendências de marcenaria para 2024
Existem diversos modos de conhecer as tendências de marcenaria. Além de acompanhar revistas, sites e o trabalho de profissionais especializados, as feiras do setor moveleiro são grandes vitrines de lançamentos.
Na Fimma Brasil 2023, por exemplo, expositores de insumos, máquinas, ferramentas, matérias-primas e tecnologias apresentaram as principais soluções para indústrias de móveis e marceneiros. É muito importante conhecer o que o mercado oferece para profissionalizar a produção de móveis, ganhando vantagens competitivas como economia de tempo e otimização de recursos.
Já a Movelsul Brasil 2023, que ocorreu em conjunto com a Fimma, reuniu expositores que são fabricantes de móveis seriados, estofados, colchões, móveis planejados, decoração e complementos. O evento foi extremamente atrativo em especial para lojistas, varejistas, representantes e importadores – mas também para marceneiros. Juntas, essas feiras geram negócios e inovação para o setor moveleiro global. Por isso, são fontes de inspiração para quem busca as tendências de marcenaria para 2024.
Nos tópicos a seguir, você confere o que deve despontar na produção de móveis segundo os lançamentos das feiras Fimma e Movelsul, incluindo outros eventos brasileiros como CasaCor, Expo Revestir, Semana de Design de São Paulo e a premiação Prêmio Salão Design. Boa leitura!
Madeira sustentável
A preocupação com o meio ambiente tem impulsionado a busca por madeira de origem sustentável. Marceneiros, indústrias moveleiras e consumidores estão optando por madeira certificada e práticas de produção responsáveis (se você é profissional do setor, vale pesquisar sobre ESG). Essa com certeza está entre as fortes tendências de marcenaria para 2024.
Design minimalista
Móveis e projetos de marcenaria com linhas simples, superfícies lisas e um estilo minimalista têm sido populares e apareceram bastante entre os produtos expostos na feira Movelsul Brasil. A simplicidade e a funcionalidade são valorizadas tanto na função quanto na estética.
Chapas que remetem à madeira maciça
Chapas de MDF e MDP remetendo à madeira maciça, com veios, texturas e cores que lembram madeira natural continuam fortes no setor moveleiro. Esse estilo é utilizado em projetos dos mais diversos estilos, sendo uma das tendências de marcenaria mais evidentes.
Contraste de materiais é tendência de marcenaria para 2024
A combinação de madeira com outros materiais, como metal, vidro, concreto e até mesmo cerâmica tem crescido como tendência de marcenaria. Essa mistura de texturas e acabamentos adiciona interesse visual aos projetos.
Um bom exemplo são as Mesas Laterais Lusa, que receberam menção honrosa profissional na 25ª edição do Prêmio Salão Design. Assinadas por Henrique Schreiber (Re.Selva Estúdio para Schuster Móveis e Design), as peças mesclam o artesanal e o industrial – fazendo um ótimo encaixe entre a cerâmica e o aço inox.
Móveis modulares
Práticos e versáteis, móveis modulares podem ser adaptados e reconfigurados de acordo com as necessidades do espaço e do usuário. Eles têm ganhado popularidade, especialmente quando o home office passou a se tornar uma realidade para muitas pessoas durante o distanciamento social. Mesmo tendo passado a pandemia, as tendências de marcenaria para 2024 incluem móveis modulares.
Móveis com cores não convencionais
Móveis de madeira pintados com cores não tradicionais, como azul, verde ou preto, estão se tornando uma maneira de adicionar personalidade e destaque aos projetos. Eventos e premiações de design, feiras do setor moveleiro, indústrias de móveis e marceneiros já se mostram atentos a essa realidade e oferecem diversas opções aos consumidores.
Tecnologia é tendência de marcenaria
Pensando nos bastidores das indústrias moveleiras e marcenarias, é preciso destacar o incremento da tecnologia. Soluções como máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), impressão 3D e softwares de design e gestão estão sendo cada vez mais incorporadas para projetar e fabricar móveis com precisão.
Marcas de máquinas para marcenaria e indústrias de móveis
Alca Máquinas
Amemac
Arpi
Bacci
BFMAQ
Bramold
CNC Máquinas
Cortesa
Crippa Máquinas
CVL Máquinas
EMT Engineering
Gaidzinski
Inmes
Mach CNC
Maksiwa
Mill Indústrias
Raizen Machine
Para conhecer mais marcas de máquinas para o setor moveleiro, confira a lista de expositores da feira Fimma Brasil 2023 no site fimma.com/br.
Reutilização
A reutilização de matérias-primas e a prática de upcycling, transformando móveis e materiais antigos em novos projetos, estão em ascensão devido ao apelo ecológico e à exclusividade que eles proporcionam. Considere criar um sistema de reciclagem de produtos na sua empresa.
Detalhes artesanais
Detalhes artesanais, entalhes feitos à mão e acabamentos personalizados que agregam valor estético e exclusividade aos projetos também estão entre as tendências de marcenaria para 2024.
Integração com tecnologia
Outro fator que merece a atenção de marceneiros e indústrias moveleiras é a incorporação de tecnologia inteligente aos mobiliários. Carregadores e entradas USB acoplados aos móveis, iluminação LED integrada e mobiliários com sistemas de som embutidos tendem a ganhar o gosto dos consumidores que buscam por praticidade.
As tendências de marcenaria mudam?
Tendências são um conjunto entre o comportamento das pessoas e as ofertas do mercado, ou seja, ambos se complementam. Seja qual for o setor em que uma empresa atua, é imprescindível acompanhar não apenas as tendências econômicas, mas também de consumo e estilo de vida.
Não adianta encabeçar novos projetos sem embasamento, “tentando a sorte” para ver como será a aceitação do novo produto. Notícias, estudos e balanços de desempenho são tão relevantes quanto as tendências de marcenaria nas estratégias do negócio. Reúna sua equipe, promova reuniões de brainstorming e consulte especialistas em áreas como design e inovação para projetar móveis. Assim será possível seguir seus passos com mais firmeza, evitando frustrações.