Como a impressão 3D favorece a indústria moveleira?
23/02/2023 | Notícias
A impressão 3D no setor moveleiro vem chamando a atenção de indústrias que buscam inovação. Mas você já conhece os principais benefícios dessa tecnologia para a produção de móveis?
Este artigo explica o que você precisa saber sobre impressão 3D para indústria de móveis. Aproveite a leitura e descubra como se inspirar!
O que é impressão 3D? Com ela funciona?
Antes de focarmos especificamente no setor moveleiro é preciso entender o que é impressão 3D. A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, é uma tecnologia de fabricação que permite criar objetos tridimensionais camada por camada, adicionando material de maneira controlada. Já os métodos tradicionais de fabricação subtrativa envolvem a remoção de material de uma peça bruta para obter a forma desejada.
Portanto, a impressão 3D é um processo versátil e revolucionário que tem uma ampla gama de aplicações em diversas áreas – inclusive nas indústrias moveleiras e marcenarias.
Como a impressão 3D é feita?
Nos tópicos a seguir, listamos como o processo da impressão 3D funciona.
Modelagem 3D
O processo começa com a criação de um modelo 3D do objeto desejado, que pode ser feito usando software de modelagem 3D ou por meio de digitalização de um objeto físico. Esse recurso já é utilizado por algumas empresas do setor moveleiro e tende a crescer nos próximos anos.
Preparação do arquivo
O modelo 3D é convertido em um arquivo digital que a impressora 3D pode entender, geralmente em um formato chamado "STL" (stereolithography).
Impressão
A impressora 3D lê o arquivo digital e começa a construir o objeto camada por camada, adicionando material conforme necessário. Existem várias tecnologias de impressão 3D, incluindo a deposição de filamento fundido (Fused Deposition Modeling – FDM), estereolitografia (SLA), sinterização seletiva a laser (SLS), entre outras.
Pós-processamento de impressão 3D no setor moveleiro
Após a conclusão da impressão, às vezes é necessário realizar pós-processamento, como remoção de suportes, lixamento e pintura, para obter o resultado desejado. Alguns fabricantes de acessórios para indústria moveleira, como puxadores, costumam realizar a etapa de pós-processamento para dar melhor acabamento às peças.
Quais os benefícios da impressão 3D para a indústria moveleira?
A impressão 3D tem uma ampla variedade de aplicações em várias indústrias, como manufatura, saúde, aeroespacial, automotiva, moda, arquitetura, móveis e muito mais. Ela permite a produção de protótipos, peças personalizadas, modelos arquitetônicos, peças de reposição e diversas outras possibilidades que beneficiam a indústria moveleira.
Essa tecnologia está mudando a forma como os objetos são projetados, fabricados e distribuídos. Portanto, pode-se afirmar que a impressão 3D para o setor de móveis tende a ser cada vez mais utilizada tanto pelas indústrias moveleiras quanto pelos projetistas e designers de interiores. Isso porque ela permite otimizar o trabalho desde o planejamento de um produto ou projeto até sua execução – muitas vezes proporcionando economia de tempo, materiais e dinheiro.
Como a impressão 3D vai revolucionar o setor da marcenaria?
Além dos benefícios para grandes indústrias moveleiras, a impressão 3D pode ser uma ferramenta valiosa na marcenaria, trazendo inovação e eficiência para o processo de criação de móveis e outros produtos de madeira. Aqui estão alguns possíveis usos da impressão 3D na marcenaria:
Prototipagem rápida
Antes de criar um móvel em tamanho real, é possível imprimir protótipos em escala reduzida para avaliar o design, as proporções e os detalhes. Isso economiza tempo e recursos tanto para marceneiros quanto para empresas moveleiras, permitindo ajustes antes da produção final.
Impressão 3D cria ferramentas personalizadas para marcenaria
As impressoras 3D podem ser usadas para criar ferramentas personalizadas, como gabaritos, calços e suportes utilizados na fabricação de móveis. Essas ferramentas feitas sob medida podem melhorar a precisão e eficiência durante a produção de mobiliários.
Peças de fixação e encaixe para móveis
Componentes específicos, como suportes, dobradiças ou peças de fixação, podem ser impressos em 3D para atender a requisitos específicos de cada projeto. Isso permite um ajuste muito mais preciso, simplificando o trabalho na marcenaria.
Detalhes decorativos em impressão 3D
Elementos decorativos personalizados, como entalhes, puxadores ou ornamentos, podem ser impressos em três dimensões e posteriormente incorporados aos móveis, adicionando um toque único e exclusivo. Um bom exemplo ocorreu durante a feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023, quando puxadores e pés personalizados para móveis foram produzidos com impressão 3D durante o evento. Os puxadores, aliás, foram confeccionados com a logo da feira de móveis Movelsul Brasil – realizada em conjunto com a Fimma.
Outro exemplo é a Poltrona Sinuosa, contemplada no Prêmio Salão Design 2023. Assinada pelos designers Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani, a peça foi impressa em 3D com uso de braço robótico, sendo utilizado 100% de plástico reciclado.
Reparo e substituição de peças para móveis
Impressoras 3D podem ser utilizadas para criar peças de reposição ou reparar componentes danificados em móveis existentes, prolongando sua vida útil. Esse é um uso extremamente vantajoso para o setor moveleiro!
Integração com outros materiais
Você sabia que a impressão 3D pode ser combinada com outros materiais? Já existem indústrias moveleiras e marcenarias criam peças híbridas, utilizando matérias-primas como madeira, metal e vidro. Essa é mais uma inovação para o setor moveleiro proporcionada pela tecnologia.
Personalização de móveis
A capacidade de criar peças personalizadas rapidamente permite a oferta de móveis personalizados de acordo com as preferências e necessidades dos usuários – desde designs exclusivos até ajustes específicos de tamanho e funcionalidade. Marcenarias, fábricas de móveis, arquitetos e designers de interiores podem buscar essa solução para melhor atenderem seus clientes.
Insight final para indústria moveleira e marcenaria
A entre tecnologia de impressão 3D e marcenaria tradicional ou produção de móveis em escala por indústrias moveleiras oferece novas possibilidades criativas. Além disso, melhora a eficiência, reduzindo desperdícios e permitindo um maior grau de personalização no design e na fabricação de mobiliários como:
- Mesas para sala de jantar, buffets e cristaleiras;
- Cadeiras, poltronas, banquetas, bancos e sofás;
- Mesas de cabeceiras;
- Armários de cozinha, escritório e multiuso;
- Cômodas;
- Camas e cabeceiras;
- Escrivaninhas;
- Racks e painéis de TV (home theater);
- Móveis para banheiro;
- Móveis para jardim;
- Mobiliário corporativo;
- Móveis sob medida.
A feira Fimma Brasil reúne expositores que apresentam o que existe de mais atual no setor de móveis. Portanto, quem visita o evento pode conferir pessoalmente uma gama enorme de soluções para a produção de móveis – desde máquinas e matérias-primas até tecnologias como softwares e sistema de impressão 3D. Tudo integrado para tornar indústrias de móveis e marcenarias de todos os portes mais eficientes e competitivas.