Quais os tipos de tintas industriais?
10/02/2023 | NotíciasEmpresas dos mais diversos segmentos utilizam tintas industriais para fabricar seus produtos. Existem diversas opções no mercado, voltadas para diferentes materiais – como metal, madeira, vidro, entre outros. Além disso, há muitos acabamentos e uma infinidade de cores, permitindo que as indústrias desenvolvam projetos exclusivos.
Indústrias moveleiras e marcenarias, por exemplo, são grandes consumidoras de tintas e vernizes para dar acabamento aos móveis. Assim como o setor metalomecânico, que em muitos casos precisa utilizar tintas industriais para altas temperaturas.
Se você está em busca de mais informações sobre o assunto, chegou ao conteúdo certo! Continue a leitura deste artigo para obter as principais informações sobre os tipos de tintas industriais.
O que são tintas industriais?
Tintas industriais são diferentes das tintas tradicionais. Isso porque elas costumam ter maior concentração e durabilidade – além de serem vendidas em grandes volumes. São utilizadas para pintar madeiras, metais, vidros, tubulações, máquinas, entre outros. Para isso, a formulação costuma ser baseada em pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos.
Outra característica desse material é assegurar a durabilidade do produto que foi pintado, muitas vezes evitando possíveis problemas como corrosão e umidade. No setor moveleiro, a qualidade da tinta industrial e sua correta aplicação podem fazer bastante diferença na durabilidade do móvel – seja ele de madeira ou outro material.
Qual o objetivo da pintura industrial?
Engana-se quem pensa que as tintas industriais servem apenas para colorir as peças. É verdade que esse insumo é um dos mais importantes para as empresas conseguirem a estética desejada aos seus produtos, mas as vantagens vão além.
A tinta industrial adequada e corretamente aplicada ajuda a criar uma barreira contra a corrosão, garantindo maior durabilidade do produto. Indústrias moveleiras, marcenarias, indústria naval e empresas do setor metalomecânico, por exemplo, são grandes usuárias de tintas industriais.
Elas também podem servir para sinalizar determinadas áreas tanto em peças de produtos que serão “encaixadas” durante a produção quanto na sinalização de rodovias e espaços públicos. Como são duráveis, evita-se despesa extra com manutenção constante de pintura.
Mais uma vantagem é poder comprar tintas industriais em grande volume, criando um estoque próprio e negociando boas condições de preço e pagamento. Na feira do setor moveleiro Fimma Brasil, expositores desse segmento apresentam suas soluções para atender indústrias de móveis e marceneiros. Assim, é possível conhecer diferentes marcas e seus diferenciais para escolher a mais vantajosa.
Quais são os principais tipos de tintas industriais?
Epóxi, poliuretano, acrílica ou intumescente: qual tinta industrial devo utilizar na minha empresa? Depende! Cada uma delas possui características específicas, assim como vantagens e desvantagens. Saiba mais sobre os principais tipos de tintas para indústria nos tópicos a seguir.
Tinta líquida base de resina epóxi
Tintas industriais epóxi apresentam excelente resistência química e física, além de boa aderência à superfície em que é aplicada. Possuem ótima durabilidade e impermeabilidade, porém, não são indicadas para produtos que serão expostos ao sol, pois a proteção aos raios UV é baixa.
Principais usos da tinta epóxi
- Equipamentos da indústria;
- Máquinas para o setor moveleiro;
- Locais expostos a fatores corrosivos;
- Estruturas navais, como cascos e convés;
- Tanques de carga.
Tinta líquida base de resina poliuretano
Resistentes aos raios UV e com bom potencial de proteção contra corrosão e impactos, as tintas de poliuretano são indicadas para pintar automóveis, alvenaria, superfícies de cimento, entre outros. Elas também retêm pigmentos, brilho e cor, mantendo sua aparência por um bom tempo.
Tinta líquida sem solvente base de resina epóxi
Bastante versáteis, as tintas industriais do tipo epóxi sem solventes podem ser usadas diversas superfícies, especialmente estruturas metálicas e de concreto. São resistentes aos processos abrasivos e impactos.
Principais usos da tinta epóxi sem solvente
- Ambientes de alta agressividade;
- Locais de clima muito úmido;
- Superfícies que não estão 100% secas;
- Estruturas e equipamentos de metal expostos à maresia;
- Pintura tanques que fazem a armazenagem de produtos químicos.
Exemplo de produto: Eucatex Epóxi Base Água
Tinta intumescente
Esse tipo de tinta industrial é recomendado para ambientes com altas temperaturas. Possui uma composição especial que a faz expandir quando chega aos 200ºC, ou seja, funciona como uma espécie de isolante térmico e oferece mais segurança.
Tintas industriais de silicone
Alta impermeabilidade (não absorvem água!), durabilidade e resistência ao calor que pode chegar aos 600ºC são as principais características das tintas de silicone. Por esses atributos tão importantes, elas estão ganhando cada vez mais preferência no mercado.
Tinta acrílica
Outro tipo de tintas industriais é a opção acrílica. Apresentam boa resistência à luz do sol e raios UV, garantindo a longevidade das cores. Além desse benefício, elas são solúveis em água e podem ser aplicadas tanto em camadas finas quanto em camadas mais grossas. Empresas que produzem superfícies metálicas ou produtos que contêm partes de metal costumam utilizar tinta acrílica.
Exemplo de produto: Tinta Acrílica Killing
Qual a melhor tinta industrial?
Não existe uma tinta industrial que seja melhor em relação a todas as outras. Depende de cada caso, considerando fatores como o tipo de superfície que receberá o material, a correta aplicação da tinta e o uso ou conservação do produto pronto (já pintado).
Na feira do setor moveleiro Fimma Brasil, grandes marcas de tintas industriais vão expor suas diferentes soluções para a produção de móveis – sejam eles totalmente de madeira ou não. Para indústrias moveleiras e marcenarias, essa é uma grande oportunidade de conhecer o que há de mais tecnológico, eficiente, sustentável e econômico no segmento.
Tintas Killing, Sayerlack e Tecbril Tintas, por exemplo, já confirmaram presença como expositoras na próxima edição da Fimma, que será de 28 a 31 de agosto de 2023, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul. Além dessas empresas, mais de 200 outros expositores de segmentos como colas, solventes, adesivos, acessórios, ferragens, ferramentas, matérias-primas e tecnologia estarão na feira do setor moveleiro apresentando produtos e serviços para a indústria moveleira de ponta a ponta.
Se você é marceneiro ou trabalha em uma empresa moveleira, agende-se para visitar a Fimma Brasil 2023 para fazer bons negócios, alinhar parcerias e buscar conhecimento. Será possível escolher as tintas industriais ideais para o seu tipo de negócio, bem como demais necessidades para qualificar a produção de móveis e se tornar mais competitivo no mercado.
SERVIÇO
O quê: Fimma e Movelsul 2023
Quando: 28 a 31 de agosto
Horário: 10h às 19h (Fimma) | 12h às 19h (Movelsul)
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Lounge Internacional das feiras Fimma e Movelsul: Pavilhão F
Credenciamento: movelsul.com.br | fimma.com.br
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves