O que preciso para montar uma marcenaria
03/02/2023 | NotíciasAfinal, o que é preciso para montar uma marcenaria? Com tantas opções de máquinas e ferramentas, muitas vezes um marceneiro iniciante tem dificuldade para escolher equipamentos e iniciar seu trabalho no setor moveleiro.
Neste conteúdo você encontra as principais informações sobre o assunto, incluindo sugestões de máquinas para o setor moveleiro. Dica: leia o artigo até o final e descubra onde encontrar as principais marcas do mercado!
Quais são as 5 principais máquinas para iniciar uma marcenaria?
Existem muitos modelos de máquinas para marcenaria, desde aquelas para tarefas mais simples até as mais completas e robustas – indicadas para a produção de móveis com maior grau de complexidade.
Há também muitas marcas, como Lidear, Amemac, Leitz, Bacci, MFMaq, Bramold, Cortesa, Giben, entre outras. De qualquer modo, o marceneiro iniciante deve ter em mente as máquinas abaixo são básicas para fabricar móveis:
1. Serras para marcenaria
Assim como nas indústrias moveleiras, cortar madeira ou chapas de MDF e MDP é tarefa diária de todo marceneiro. Existem diferentes opções de serra para madeira, indicadas para diferentes usos ou acabamentos. As principais são:
- Serra tico-tico
- Serra curva
- Serra para metais (muitas vezes é necessário serrar metais que compõe os móveis)
- Serra circular
- Serra esquadrejadeira (indicada para cortar todo tipo de madeira e também dar acabamento)
- Seccionadora (cortar chapas)
2. Coladeira de borda
Essa máquina para o setor moveleiro é uma grande aliada dos marceneiros. Sua função consiste em colar as fitas de borda, tornando o trabalho mais ágil e preciso – além de reduzir a mão de obra manual. A coladeira de borda pode ser manual (precisa de operador) ou automática (exige somente colocar e retirar a peça que precisa ser colada.
3. Tupia
Um dos maquinários para indústria moveleira que também beneficiam marcenarias é a tupia. Ela corta a madeira de um modo mais personalizado para dar acabamento. Com ela o marceneiro pode arredondar cantos, fazer entalhes, desenhos, encaixes, entre outros detalhes. Existem três modelos: tupia coluna, tupia laminadora e tupia de mesa.
4. Refilador
Em algum momento o marceneiro precisará retirar o excesso de fitas de bordo. Para isso, utilizará o refilador, uma inovação para o setor moveleiro que auxilia no acabamento dos móveis. Há ótimas opções no mercado, produzidas por marcas de referência, e disponíveis nos modelos manual ou elétrico.
5. Polidor de madeira
Móveis de madeira geralmente exigem polimento para que a peça esteja 100% finalizada. Portanto, vale investir em um polidor para marcenaria.
Quais são as 5 principais ferramentas que preciso para iniciar uma marcenaria de sucesso?
1. Furadeira para marcenaria
A furadeira é praticamente uma funcionária dos marceneiros – especialmente os que estão no início da carreira e produzem móveis de modo mais manual. A dica é ter diferentes tipos de broca, atendendo diversas necessidades de furo.
2. Martelo de borracha
É comum precisar fixar peças e encaixes manualmente. Para isso, é melhor escolher um bom martelo de borracha, evitando danificar o móvel.
3. Esquadro, trena e régua
Régua, trena e esquadro são ferramentas de marcenaria que auxiliam na medição de madeiras e chapas de MDP ou MDF. Cada centímetro faz diferença na produção e montagem de móveis, por isso, não abra mão desses equipamentos.
4. Sistema para marceneiros
A tecnologia chegou para simplificar o dia a dia das indústrias de móveis – e também das marcenarias, sejam elas de pequeno ou grande porte. Nesta realidade em que os negócios estão cada vez mais conectados, todo marceneiro deveria investir em sistema para projeção de móveis e controle da operação (estoque, financeiro, etc.). Alguns deles:
- Dinabox
- Promob
- Forwood ERP
- Pontta Tecnologia
5. EPI
Os equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são essenciais para o trabalho realizado nas marcenarias. Isso porque os profissionais utilizam máquinas e ferramentas que podem causar sérios danos à saúde física – desde cortes até intoxicação. Luvas, óculos, máscara e avental resistentes são alguns dos EPIs necessários para marceneiros.
Quais são os principais erros de uma marcenaria profissional?
Novos ou experientes, todos marceneiros estão sujeitos a erros. Acontece que muitos deles podem ser evitados – seja pelo uso de inovação, seja pelos cuidados durante o trabalho.
Um erro muito comum é não ter um bom controle da gestão. Por exemplo: controle de estoque ineficiente, precificação abaixo do mercado, baixa margem de lucro, compra de matérias-primas com pouca qualidade, despesa elevada com logística, atraso nas contas a pagar e receber. Esses problemas podem ser evitados com o uso de um sistema de gestão (ERP), software responsável por integrar o gerenciamento de todos os setores do negócio.
Outro equívoco que muitas marcenarias cometem é o uso irregular (ou não uso) dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). A segurança no trabalho do marceneiro deve ser levada a sério em qualquer empresa moveleira.
As marcenarias também são prejudicadas com o desperdício de matérias-primas. Esse erro é até compreensível entre os iniciantes, mas não deve ser naturalizado. Além de aprender com a experiência, o ideal é investir em maquinário para indústria moveleira e ferramentas para marcenaria que auxiliem na otimização do trabalho. Assim, reduz-se o desperdício.
Onde comprar máquinas para marcenaria?
Grandes redes de varejo, lojas de ferramentas e lojas virtuais vendem os mais diversos tipos de máquinas, ferramentas e insumos para marcenarias. Algumas oferecem marcas mais tradicionais, outras marcas menos conhecidas ou novas no mercado. Há modelos para as mais diversas necessidades e orçamentos.
Também é possível comprar maquinário, ferramentas, ferragens, colas, matérias-primas e acessórios na feira do setor moveleiro Fimma Brasil. Essa, a propósito, é uma excelente dica para marceneiros. Isso porque a Fimma é uma das principais feiras do mundo com expositores que são fornecedores da cadeia de madeira e móveis.
A próxima edição do evento será de 28 a 31 de agosto de 2023, em Bento Gonçalves – no Rio Grande do Sul. Empresas dos mais diversos segmentos estarão na feira do setor moveleiro apresentando inovação e tecnologia. Além disso, é uma oportunidade para expandir conhecimento, prospectar parcerias e fazer negócios vantajosos.
SERVIÇO
O quê: Fimma e Movelsul 2023
Quando: 28 a 31 de agosto, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Disposição dos estandes: Pavilhões A, B, C e D (Movelsul) | Pavilhões E, F e G (Fimma)
Redes sociais: @movelsulbrasil | @fimmabrasil | @sindmoveis_bg | @movergs.oficial