O que é a indústria moveleira?
31/01/2023 | NotíciasVocê já se perguntou o que é a indústria moveleira? Esse setor é tão importante para a economia brasileira que, em 2021, registrou faturamento de R$ 79,76 bilhões e se posicionou como 8ª cadeia que mais emprega no país.
Além da produção de móveis em si, que podem ser seriados ou planejados, a indústria moveleira movimenta diversos outros segmentos de forma direta e indireta. Por exemplo:
- Indústria fornecedora de máquinas para o setor moveleiro;
- Indústria têxtil;
- Indústria de embalagens;
- Logística;
- Varejo;
- Indústrias de artefatos de plástico e borracha;
- Tecnologia;
- Indústria de tintas, colas, abrasivos e demais produtos químicos;
- Entre outras.
Continue lendo este conteúdo e confira os principais destaques sobre a indústria moveleira do Brasil!
Quais as cidades que mais se destacam na indústria moveleira no Brasil?
Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo são os estados que concentram os principais polos da indústria moveleira brasileira. Entre eles, destaque para o polo moveleiro gaúcho, que concentra as principais marcas de móveis do país – especialmente na região de Bento Gonçalves.
As fabricantes de móveis nacionais são conhecidas pela qualidade e inovação dos seus produtos, produzindo peças que conquistam a preferência de mercados em todos os continentes do planeta. As peças “made in brazil” contemplam:
- Móveis para sala de estar
- Móveis para sala de jantar
- Móveis para cozinha
- Móveis para quarto
- Móveis para closet
- Móveis para banheiro e lavabo
- Móveis para escritório
- Móveis para jardim
- Móveis corporativos
- Móveis infantis
- Colchões
- Estofados
Um dos fatores determinantes para empresas moveleiras e marcenarias de todo o Brasil conseguirem produzir uma variedade tão grande de produtos é o uso de inovação para o setor moveleiro. Máquinas com tecnologia de ponta, ferramentas, ferragens, matérias-primas, complementos e softwares são alguns dos segmentos de fornecedores que ajudam a impulsionar a indústria moveleira.
E é em Bento Gonçalves, um dos polos moveleiros mais importantes do Brasil, que ocorre a feira Fimma Brasil. Voltado para a geração de negócios e conhecimento entre fornecedores e indústrias de móveis, o evento se posiciona entre os cinco mais relevantes do mundo no seu segmento. Em 2023, será realizado de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos do município.
Quantas Indústrias de móveis existem no Brasil?
De acordo com informações disponibilizadas no site da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), existem cerca de 17 mil indústrias moveleiras no país. O relatório de balanço anual realizado pela entidade em parceria com o IEMI traz dados relevantes sobre o desempenho do setor moveleiro em 2022:
Produção de móveis
Estima-se que a indústria moveleira brasileira produziu em torno de 371,6 milhões de peças (móveis e colchões) entre janeiro e dezembro de 2022.
Exportação de móveis
O estudo aponta que as exportações de móveis e colchões brasileiros movimentaram mais de 830,7 milhões de dólares no ano passado. Os 10 principais importadores, em ordem decrescente, foram:
- Estados Unidos
- Uruguai
- Reino Unido
- Peru
- Chile
- Bolívia
- França
- Paraguai
- Porto Rico
- Países Baixos (Holanda)
Balança Comercial
O relatório indica que a o setor moveleiro nacional encerrou 2022 com a Balança Comercial favorável, resultando em superávit de aproximadamente 638,8 milhões de dólares ao longo dos 12 meses do ano.
Importações de máquinas
A indústria moveleira do Brasil aumentou em 31,5% suas importações de máquinas para produção de móveis. É possível que a presença de expositores e visitantes estrangeiros na feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2022 tenha contribuído para esse número.
O evento, realizado em março daquele ano juntamente com a feira Movelsul Brasil, teve 500 mais de marcas expositoras e recebeu mais de 30 mil visitantes de 41 países.
Não é exagero afirmar que a indústria moveleira do Brasil é pujante. Diversas empresas apostam em inovação, tecnologia e design para agregar beleza, funcionalidade e qualidade aos seus produtos, tornando-se mais competitivas no mercado global. Há ainda muito a ser conquistado, mas o setor se mostra aberto a evoluir cada vez mais.
Oportunidades no mercado moveleiro 2023?
A indústria moveleira ainda tem muito a conquistar, especialmente no que se refere a dois tópicos extremamente importantes: inovação e sustentabilidade.
É verdade que buscar soluções de tecnologia e inovação para o setor moveleiro exige investimento, mas existem soluções para atender aos mais diversos portes de empresas de móveis e marcenarias. Sempre válido lembrar que inovar não necessariamente se refere à compra do equipamento mais caro, mas ao fato de sair da zona de conforto.
Portanto, desde uma cultura organizacional colaborativa até o investimento em máquinas para indústria moveleira contribuem para a inovação. Parcerias comerciais e logísticas, desenvolvimento de produtos e pesquisas estratégicas junto aos clientes são outros exemplos de ações vantajosas que podem ser realizadas.
Já a sustentabilidade é uma pauta bastante ampla e tem se mostrado palavra de ordem nas grandes feiras do setor moveleiro ao redor do mundo. A preocupação das pessoas com a saúde do planeta está cada vez mais evidente – e a indústria moveleira não pode fechar os olhos para essa realidade.
Cuidados como redução, tratamento e correta destinação de resíduos; escolha de fornecedores certificados e matérias-primas recicláveis ou recicladas; valorização dos colaboradores; aproximação com a comunidade no entorno da fábrica e logística reversa merecem atenção das indústrias de móveis e marcenarias brasileiras.
Feiras para indústria moveleira e marcenaria
De 28 a 31 de agosto, a feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023 vai reunir mais de 200 marcas que são fornecedoras da indústria moveleira. Em quatro dias de evento, os expositores vão apresentar ao mercado suas soluções para levar inovação às empresas de móveis e marcenarias.
Marcar presença na Fimma Brasil é estratégico para indústrias e profissionais que desejam tornar suas empresas mais eficientes, modernas, competitivas e sustentáveis. O contato direto com os fornecedores do setor permite conhecer a história e os diferenciais de cada expositor – além de ampliar conhecimento, networking, parcerias e possibilidade de fazer negócios vantajosos.
Programe-se para visitar a Fimma 2023 e buscar inovação para sua indústria moveleira ou marcenaria!
SERVIÇO
O quê: Fimma e Movelsul 2023
Quando: 28 a 31 de agosto, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Disposição dos estandes: Pavilhões A, B, C e D (Movelsul) | Pavilhões E, F e G (Fimma)
Redes sociais: @movelsulbrasil | @fimmabrasil | @sindmoveis_bg | @movergs.oficial