Quais são as máquinas para marcenaria?
30/01/2023 | NotíciasSerra, seccionadora, polidor, plaina. Afinal, quais são as máquinas para marcenaria? Com tanta tecnologia e inovação para o setor moveleiro, muitas vezes fica difícil definir o que de fato é essencial para um marceneiro produzir móveis.
Se você está no grupo de pessoas que ainda não sabe essa resposta, precisa ler este artigo até o final. Nos próximos tópicos, listamos os principais tipos de máquinas para marcenaria e onde encontrar as melhores máquinas do mercado – como Crippa, Effisa, EMT Engineering, Gaidzinski, Inmes, Lufati, SCM e muitas outras.
Quais são as principais máquinas para montar uma marcenaria?
Empresas moveleiras e marceneiros podem utilizar a tecnologia a seu favor. Existem diversas soluções que ajudam a tornar a produção de móveis mais ágil, econômica, eficiente e sustentável. A seguir, confira quais são as principais máquinas para marcenaria profissional:
Seccionadora para madeira
Utilizado para o corte de chapas, torna o trabalho dos marceneiros mais ágil, pois permite sistematizar os processos de corte do MDF. Existem três tipos de seccionadoras para marcenaria:
Seccionadora manual
De custo mais acessível, é indicada para marceneiros que trabalham com baixa escala. Isso porque o modelo de seccionadora manual não é totalmente automatizado, exigindo que duas pessoas operem essa máquina para marcenaria.
Seccionadora com empurrador
Já a seccionadora com empurrador pode ser operada por apenas um marceneiro. Essa pessoa precisará definir as medidas de cortes, mas o empurrador vai posicionar a chapa de MDF sozinho, de modo automático. A grande vantagem está na agilidade do processo e na otimização do trabalho.
Seccionadora com pinça
De funcionamento ágil e com cortes bastante precisos, a seccionadora com pinça possui um sistema automatizado que segura a chapa de madeira e a leva para dentro da máquina. Ao contrário da seccionadora com empurrador, esta não exige que um operador digite as proporções de corte cada vez que uma chapa for cortada. Essa facilidade é possível porque a máquina funciona com um software.
Serras para marcenaria
Todo marceneiro precisa de diferentes tipos de serra, afinal, cada modelo atende a um tipo específico de demanda – como madeira, metal, corte curvo, entre outros. As mais utilizadas são:
- Serra para chapas (seccionadoras);
- Serra curva;
- Serra tico-tico;
- Serra de mesa;
- Serra esquadrejadeira (manual ou de precisão)
Tupia
Disponível nas versões laminadora, de mesa e em coluna, a tupia serve para auxiliar o marceneiro no acabamento nos móveis.
Coladeira de borda
A colagem das bordas exige muita precisão. Além de a cola ter que ficar praticamente imperceptível, a borda deve ser duradoura e resistente. Se a demanda da marcenaria for pequena, provavelmente uma coladeira de borda manual será suficiente para as tarefas do dia a dia. Já a coladeira de borda automática é um grande passo de inovação nas máquinas para o setor moveleiro, pois é capaz de realizar todo o processo de colagem sozinha.
Furadeira para marcenaria
A furação de madeiras é parte integral do dia a dia dos marceneiros. A dica é escolher modelos mais completos, potentes e versáteis, oferecendo ampla variedade de brocas. Além disso, compre uma furadeira para marcenaria com opção de parafusadeira, assim terá dois equipamentos em um.
Lixadeira
Qualquer móvel de qualidade precisa ter um bom acabamento – portanto, nada farpas e rebarbas! Esse cuidado com os mínimos detalhes das peças só é possível com a lixadeira para marcenaria.
Plaina
Impossível falar sobre máquinas para marcenaria sem citar a plaina – equipamento que serve para nivelar a superfície de madeira. Indispensável para o trabalho dos marceneiros, pode ser adquirido no modelo manual ou elétrico.
Máquinas modernas para marcenaria?
Na era da indústria 4.0, as máquinas para marcenaria consideradas modernas são aquelas integradas a softwares. Isso não significa que equipamentos “sem conexão” serão descontinuados, até mesmo porque muitos deles ainda são utilizados inclusive em grandes indústrias moveleiras.
Cada vez mais presente no setor moveleiro, a máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado ou Comando Numérico Computadorizado) permite que a produção de móveis seja personalizada. Possui ferramentas para que marceneiros e empresas moveleiras trabalhem melhor quesitos como acabamento, detalhes e diferenciais do mobiliário.
Máquinas de marcenaria substituindo a mão de obra humana?
Ainda há um receio de que máquinas, robôs e sistemas substituam a mão de obra humana, mas na prática não é bem assim. Por mais que a tecnologia seja capaz de otimizar a produção, sempre haverá o olhar humano por trás. Portanto, a inovação para o setor moveleiro até pode “tirar” as pessoas de algumas etapas, mas não zerar sua participação.
Onde comprar máquinas para marcenaria?
Diversas redes de varejo, lojas físicas e lojas virtuais vendem maquinário para indústria moveleira e marcenaria. Existem marcas e modelos para diferentes nichos, necessidades e orçamentos, possibilitando que marceneiros profissionais e iniciantes escolham de acordo com o que precisam e podem pagar.
O que muitos não sabem é que as principais marcas de máquinas para indústrias de móveis estarão reunidas na feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023. De 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), o evento reunirá os seguintes expositores de máquinas:
Alca Máquinas
ALD Distribuidora
Alumicentro
Amandus Kahl (TMSA - distribuidor e representante exclusivo no Brasil)
Amemac Máquinas e Equipamentos
Arpi
Arcan Tecnologia
Bacci
Benecke
BFMaq
Blue Máquinas
BR Indústria de Serras
Bramold
Bruno Forest
Burntech Caldeiras
Cardenas
CNC Máquinas
CNCTECH Machinery
Contraco
Cortesa
Construzioni Nazzareno
CPM Holdings
Crippa Máquinas
Cronnerteck Exaustores
CVL Máquinas
Effisa Máquinas
Ekitherm
EMT Engineering
Engecass
Etools
FOM Industrie SRL
Gaidzinski Máquinas
Gati
GDI Máquinas
Giacomelli Indústria de Máquinas
Giardina Group/JBV Spido
Giben do Brasil
Grupo Linares
Impacto Indústria de Máquinas e Equipamentos
Impex
Inmes
Legno Máquinas
Lidear
Lufati
Macchinetti
Mach CNC
Maik Maq
Maksiwa
Máquinas Lampe
Máquinas Omil
Metalplan
Mill Indústrias
MP Maquinapack
MTM
PCP Equipamentos
Projepack
Raizen Machine
Reypel Importadora
Rhino Máquinas e Equipamentos
Rotteng – Mecanização e Automação Industrial
SBMI Equipamentos
Schulz Compressores
SCM Group
SILMAQ Comércio de Máquinas e Equipamentos
Smartech
Smartmaq Máquinas para Marcenaria
Sullmaq
Tecbrasil
Termolegno
Timbermaq
Unesa Máquinas
Vantec
VMR Indústria de Máquinas
Voilap Brasil
Weco
Além dessas empresas que produzem máquinas para marcenaria, a feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023 terá expositores de diversos outros segmentos – como matérias-primas, embalagens, ferragens, tecnologia, entre outros. Programe-se para visitar!
SERVIÇO
O quê: Fimma e Movelsul 2023
Quando: 28 a 31 de agosto, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Disposição dos estandes: Pavilhões A, B, C e D (Movelsul) | Pavilhões E, F e G (Fimma)
Redes sociais: @movelsulbrasil | @fimmabrasil | @sindmoveis_bg | @movergs.oficial