Como está o setor moveleiro industrial para 2023?
23/01/2023 | NotíciasO setor moveleiro brasileiro é composto por quase 18 mil indústrias, segundo informações do Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil. Além de garantir mais de 252 mil empregos do Norte ao Sul do país, movimenta a economia, fomenta a inovação e exporta produtos para cerca de 130 países.
Se você tem curiosidade sobre como está o setor moveleiro industrial em 2023, precisa ler este artigo. Nos tópicos a seguir, confira um panorama sobre o assunto e saiba como esse importante segmento impacta positivamente o Brasil.
Como funciona a indústria moveleira no Brasil?
Muitas pessoas imaginam que a indústria moveleira se refere apenas à produção de móveis, ou seja, empresas que transformam matérias-primas em produtos. Na verdade, devem ser incluídos todos os segmentos envolvidos na produção e venda de mobiliário.
Alguns segmentos do setor moveleiro
- Fabricante de máquinas
- Indústria madeireira
- Indústria de transformação
- Serraria
- Marcenaria
- Indústria têxtil
- Fabricantes de tintas, vernizes, colas e demais produtos químicos
- Indústria de plástico
- Indústria metalomecânica
- Varejo de móveis
- Indústria fabricante de artefatos de borracha
- Tecnologia
Direta ou indiretamente, empresas de diferentes portes e prestadores dos mais variados tipos de serviços estão ligados ao universo da indústria moveleira. Todos eles se complementam, por isso, diversos segmentos podem explorar oportunidades de negócios como fornecedores do setor moveleiro.
Uma boa dica para conhecer essa realidade de perto é visitar a feira Fimma Brasil, que reúne os principais fornecedores da cadeia de madeira e móveis. De 28 a 31 de agosto de 2023, será possível conferir o que os mais de 200 expositores oferecem de inovação para o setor moveleiro, ampliando seu conhecimento sobre a área e oportunizando possibilidades de parcerias. O evento será realizado na cidade de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, em conjunto com a feira Movelsul Brasil – a mais importante da América Latina para lojistas e varejistas.
Quais são as principais tendências para a indústria moveleira?
Inovação para o setor moveleiro é a tendência mais evidente nos principais eventos mundiais voltados para a área – tanto em feiras de negócios quanto em mostras de design. Pensando especificamente nas tendências para a indústrias, temos:
Impossíve
Sustentabilidade
l falar de sustentabilidade sem mencionar ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês). Esse movimento visa promover a sustentabilidade em seu sentido mais amplo, tornando as indústrias moveleiras mais responsáveis com o meio ambiente, a governança e a sociedade.
As ações de sustentabilidade no setor moveleiro incluem:
- Escolha de matérias-primas certificadas, podendo ser recicláveis e/ou recicladas;
- Uso de máquinas e sistemas integrados para automação industrial;
- Redução de desperdícios;
- Otimização da produção (tempo e qualidade);
- Compensação dos impactos ambientais;
- Cuidado com o bem-estar dos colaboradores;
- Ações de aproximação com a comunidade;
- Gestão empresarial transparente e assertiva, incluindo uso inteligente de dados;
Tecnologia
Desde uma máquina automatizada até um software de gestão, a tecnologia se torna uma aliada cada vez mais importante em benefício da inovação para o setor moveleiro. Neste momento fala-se muito em indústria 5.0, que é a integração do trabalho humano e o trabalho das máquinas, colocando-os em sinergia.
Inteligência Artificial
O uso de sistemas de Inteligência Artificial (IA) está em pauta nos mais diversos setores – e na indústria de móveis não é diferente. Já existem soluções no mercado capazes de otimizar o dia a dia das empresas moveleiras – seja para tornar as etapas produtivas mais assertivas, seja para agilizar o atendimento aos clientes.
Saiba disso: a feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023 terá um espaço chamado Ecossistema de Inovação, no qual os visitantes poderão vivenciar experiências com a temática de Inteligência Artificial. Ótima oportunidade para conhecer mais sobre o assunto!
Quais são os pontos positivos e negativos da automação no setor moveleiro?
A automação no setor moveleiro com certeza traz mais pontos negativos do que positivos, principalmente porque o mercado exige agilidade e precisão. As máquinas para o setor moveleiro estão cada vez mais tecnológicas, oferecendo inovação para empresas e marcenarias de todos os portes.
Pontos positivos
- Redução de erros humanos, evitando desperdícios;
- Economia de tempo recursos financeiros;
- Aumento da capacidade produtiva;
- Competitividade;
- Maior precisão na produção de móveis.
Pontos negativos
- Investimento algumas vezes elevado, mas que vale a pena no longo prazo;
- Necessidade de treinamento interno, pois os operadores precisam entender o funcionamento do maquinário para indústrias moveleiras.
Mesmo com pontos que podem ser negativos para algumas empresas, especialmente as de pequeno porte, é extremamente vantajoso apostar na automação industrial do setor moveleiro. Os gestores não deveriam ver essas ações como despesa, mas sim como investimento nos seus negócios.
Onde buscar inovação para o setor moveleiro industrial?
A feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023 vai reunir mais de 200 expositores que são fornecedores da indústria de móveis e da marcenaria. As marcas estarão juntas apresentando lançamentos, soluções e inovações dos mais diversos segmentos – criando um ambiente próspero para a realização de bons negócios.
O evento permite estar frente a frente com representantes das empresas para conhecer seus diferenciais e descobrir quais produtos e serviços são mais apropriados para auxiliar os visitantes. Assim, desde uma pequena marcenaria até uma grande indústria de móveis podem criar parcerias vantajosas.
Alguns segmentos de expositores na Fimma
- Acessórios
- Componentes
- Embalagens
- Ferramentas
- Matérias-primas
- Máquinas
- Softwares
- Serviços
Feira do setor moveleiro Fimma Brasil 2023
Realizada no polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS), um dos mais importantes do país, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) está entre as cinco mais relevantes do seu segmento no mundo. Em 2023, pela segunda vez será realizada com Movelsul Brasil e, juntas, totalizam mais de 500 marcas expositoras no principal encontro de negócios do setor moveleiro nacional.
Participar da Fimma Brasil e da Movelsul Brasil é uma oportunidade ímpar para que empresas e profissionais do segmento se atualizem sobre o que existe no mercado, além de fazerem bons negócios.
Que tal visitar esse grande evento do setor moveleiro? Aproveite para fazer seu credenciamento antecipado e programe-se para visitar Fimma e Movelsul 2023!
SERVIÇO
O quê: Fimma e Movelsul 2023
Quando: 28 a 31 de agosto, das 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Disposição dos estandes: Pavilhões A, B, C e D (Movelsul) | Pavilhões E, F e G (Fimma)
Redes sociais: @movelsulbrasil | @fimmabrasil | @sindmoveis_bg | @movergs.oficial