NOTÍCIAS FEIRA

02 | MAR | 2015

Pequenas e micro empresas encontram oportunidades na FIMMA

Grupos de diversos Estados do país se mobilizam para participar do FIMMA Marceneiro, projeto que visa aumentar a competitividade facilitando o acesso à gestão, inovação e conhecimento

Além de reunir algumas das mais representativas marcas mundiais do segmento de madeira e móveis – são cerca de 600 as esperadas para a edição deste ano – a FIMMA Brasil é destaque pelas oportunidades que oferece, também, às micro e pequenas empresas da marcenaria. São elas o público-alvo do FIMMA Marceneiro, projeto paralelo à feira, cuja programação ocorre nos dias 18 e 19 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Patrocinado pelo Sebrae Nacional e apoiado pela FIERGS|SENAI e Sebrae/RS, favorece a qualificação e estimula o desenvolvimento.
A mobilização para participar da programação já envolve caravanas de quase todo o país. Estão confirmados grupos do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, além de tratativas avançadas com Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal, Paraná e Amazonas. Essas comitivas, somadas a outros empreendedores individuais, terão acesso à palestras e troca de informações durante a FIMMA Brasil 2015. “Essa iniciativa disponibiliza aos profissionais do ramo acesso a informação, tecnologias e tendências. Essas empresas de pequeno e médio porte possuem um papel muito representativo na cadeia produtiva da madeira e dos móveis”, ressalta o presidente da 12ª FIMMA Brasil, Volmir Dias.
Temas como design, gestão, inovação, tecnologia, cooperação, mercado e o novo consumidor serão abordados em palestras e oficinas setoriais – oportunidades para ampliar conhecimento, estabelecer novas conexões com outros empreendedores, trocar experiências e sanar dúvidas, tudo com o apoio de especialistas na área moveleira. A organização da FIMMA Brasil também prepara, com apoio do SENAI/CETEMO, o “Espaço Marceneiro”, área de 200m², que ficará localizado no Pavilhão A do Parque de Eventos. No local serão expostos equipamentos, ferramentas e operações de usinagem utilizados na fabricação de móveis com painéis. “Os empreendedores do nosso setor são muito bem informados, mas nem sempre conseguem ver, ao vivo, as tecnologias e maquinários que estão disponíveis na nossa indústria. No Espaço Marceneiro terão oportunidade de conferir essas novidades”, explica Volmir Dias.
Outra novidade são as palestras do Workshop de Móveis, iniciativa inédita que coloca em pauta desafios, tendências e oportunidades para a cadeia produtiva de madeira e móveis. A programação ocorre nos dias 17, 18 e 19 de março, no Pavilhão A do Parque de Eventos, em Bento Gonçalves, durante a FIMMA Brasil 2015, com ciclos diários de apresentações.

Participe do FIMMA Marceneiro
O Projeto FIMMA Marceneiro ocorre durante a 12ª edição da FIMMA Brasil, com palestras agendas para os dias 18 e 19 de março, das 9h às 12h. Interessados podem realizar inscrições individuais e de grupos pelo site www.FIMMA.com.br/marceneiro/ e obter outras informações pelo telefone (54) 2102.2450 ou pelo e-mail marceneiro@FIMMA.com.br.

FIMMA Marceneiro 2015 – Confira a programação

DIA 18/03 - O Processo de Fabricação: Materiais e Design.
9h Recepção com café da manhã
9h15 Abertura
9h30 O processo de fabricação
10h20 Materiais e design
11h10 Design thinking e estratégia

DIA 19/03 - Gestão, Inovação e a Efetiva
Destinação dos Resíduos.
9h Recepção com café da manhã
9h15 Abertura
9h30 Design de experiência e estratégia
10h20 Gestão como ferramenta de inovação
11h10 Resíduo: uso e destino na indústria moveleira
Local: As palestras serão realizadas no Salão da CIC (Alameda Fenavinho, 481 – Fundaparque | Bento Gonçalves/RS).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS