NOTÍCIAS FEIRA

17 | MAR | 2015

FIMMA Brasil: setor moveleiro reunido em busca de alternativas

Décima segunda edição da feira inicia apresentando as melhores oportunidades para o setor

A cadeia de madeira e móveis reunida com um só objetivo: a consolidação de parcerias capazes de reverter o cenário de dificuldades. Apresentando alternativas reais para que as empresas possam ditar os rumos do setor moveleiro. Mais do que inovação e conhecimento, a décima segunda edição dessa aguardada feira da América Latina busca renovar os ânimos de empresários durante cinco dias de intensa programação e oportunidades. A abertura oficial da feira foi realizada na segunda-feira, 16, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. No primeiro dia, a visitação chegou à marca de quase 5,5 mil pessoas.

Sob o comando de Volmir Dias, a FIMMA Brasil 2015 é pautada pelo compromisso com a qualidade de seus serviços, organização e busca de resultados. “Nós definimos a excelência como objetivo e esse tem sido o nosso compromisso maior durante a décima segunda edição da feira. Montamos o palco da FIMMA Brasil e, a partir de agora, passamos a ser coadjuvantes para que a indústria e os profissionais da cadeia de madeira e móveis aproveitem ao máximo todas as oportunidades aqui reunidas e concretizem grandes negócios”, afirma o presidente da 12ª edição da FIMMA Brasil, Volmir Dias.

Assim, a FIMMA Brasil mostra para a cadeia produtiva que existem alternativas para o desenvolvimento em meio a um cenário de dificuldades. “O segmento moveleiro tem, em sua essência, esse compromisso de assumir uma postura pró-ativa diante dos obstáculos. Somos um setor que investe, gera muitos postos de trabalho, que qualifica a mão de obra e capacita seus colaboradores para enfrentar o grande desafio da produtividade e da competição global. As melhores oportunidades estão aqui na FIMMA Brasil, cabe a nós irmos ao seu encontro”, afirma o presidente da MOVERGS, Ivo Cansan.

Evidenciando o potencial da FIMMA Brasil para prospecção de novos mercados, Daniel Lutz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), destaca a importância da feira diante da conjuntura do setor moveleiro. Para Lutz, o evento é o principal caminho para o setor e confirma sua representatividade e contornar o cenário. “O momento é de cautela, bastante atípico, porém é preciso que as empresas estejam atentas às oportunidades. Esse start nos negócios é também a chance para que os empresários possam reverter a situação do setor, apostando nos caminhos que a feira sinaliza”, destaca Lutz.

Até sexta-feira, dia 20 de março, mais de 600 marcas expositoras do Brasil e de 40 países diferentes apresentam a vanguarda do setor reunindo as mais atuais soluções e máquinas, matérias-primas e acessórios, facilitando o acesso à informação, inovação e conhecimento. A projeção é superar a marca de 300 milhões de dólares em negócios. Mais informações em www.fimma.com.br.


Federalização da RSC-470 é confirmada na cerimônia de abertura

A FIMMA Brasil 2015 inicia nesta segunda-feira (16) sinalizando os novos caminhos do setor moveleiro. Além de inovação, conhecimento e prospecção de negócios, a feira também é a oportunidade para a cadeia produtiva fortalecer reivindicações pertinentes a toda cadeia produtiva. A qualidade e estrutura das estradas, pauta antiga do setor, promete ganhar novos rumos após confirmação da federalização da RSC-470. O anúncio foi feito pela senadora Ana Amélia Lemos (PP) durante abertura oficial da feira no Parque de Eventos em Bento Gonçalves. A oficialização do anúncio, com assinatura do termo de transferência, está marcada para terça-feira, dia 17, e será feita pelo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, em Brasília. O processo de transferência da rodovia para a União teve início em agosto de 2013. A senadora também destacou a importância das manifestações contra o governo federal realizadas em todo país no domingo (15). “Uma vez que o povo aprende a protestar ele não esquece mais. O Brasil precisa de uma mudança transformadora e estamos batalhando por isso”, disse.


Mundo de oportunidades

Para movimentar a economia e a cadeia de madeira e móveis, a FIMMA Brasil 2015 cria oportunidades reais para expositores e visitantes. Nesta 12ª edição, a FIMMA assume uma postura de renovação: mais de 15% dos participantes expõem pela primeira vez. Além disso, a feira disponibiliza diferentes ferramentas para ampliar o faturamento e o conhecimento.

O incentivo à ampliação de negócios, conceito que a FIMMA Brasil conduz por mais de duas décadas de expertise, ganha ainda mais expressão com o Projeto Comprador. Ao impulsionar a competitividade das empresas brasileiras promovendo a internacionalização dos seus negócios, o Projeto Comprador deste ano confirma a participação de mais de 20 importadores. A estimativa é realizar mais de 400 reuniões durante dois dias de programação a partir de rodadas de negócios previamente agendadas, que ocorrem nos dias 17 e 18 de março, das 8h30min às 12h30min, no Espaço Comprador, no pavilhão A do Parque de Eventos.

Com o projeto FIMMA Marceneiro pequenas e micro empresas conhecem em primeira mão, a partir de visitas direcionadas e palestras setoriais, os lançamentos e tendências de gestão e mercado que podem ser aplicadas nas marcenarias. Os profissionais têm a oportunidade de ampliar conhecimentos, estabelecer novas conexões com outros empreendedores, trocar experiências e sanar dúvidas, tudo com o apoio de especialistas na área moveleira. As palestras e oficinas setoriais do FIMMA Marceneiro estão agendadas para os dias 18 e 19 de março.

Para ampliar o debate sobre oportunidades e tendências que movimentam o setor, a FIMMA Brasil também promove o primeiro Workshop de Móveis. O evento inédito inicia na terça-feira, dia 17, e coloca em pauta dos desafios enfrentados pelas empresas ao mesmo tempo em que indica futuras diretrizes do cenário moveleiro. A programação vai até o dia 19 de março, durante a FIMMA Brasil 2015.

A feira disponibiliza em sua página a agenda oficial, informando os destaques da programação, como horários de palestras, projetos e eventos paralelos. Acesse pelo endereço: http://www.fimma.com.br/agendaoficialfimma.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS