NOTÍCIAS FEIRA

19 | ABR | 2016

FIMMA BRASIL: foi dado o start para a 5ª maior feira mundial do setor

Apoiar o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, através da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios é o grande objetivo da Feira Internacional de Máquinas,Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira – FIMMA Brasil 2017.

O evento, que acontece desde 1993 e está em sua 13ª edição, tornou-se referência no segmento e, hoje, é a quinta principal feira mundial de máquinas e equipamentos do segmento, juntamente com a Ligna, da Alemanha, IWF The International National Woodworking Fair, dos EUA, Xylexpo, da Itália, e Interzum, também da Alemanha.

Em 2015, a FIMMA Brasil registrou números expressivos e que, segundo a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul– MOVERGS – entidade que organiza o evento – pretende repetir no ano que vem. Foram cerca de 600 marcas expositoras de 30 países diferentes dos segmentos de máquinas e similares (34%); matérias-primas (20%); acessórios e componentes (29%); ferramentas (7%) e softwares, hardwares, eletrônicos e serviços (10%).

Durante sua realização, recebeu mais de 33 mil visitantes e captou um volume de negócios estimado em U$$ 298 milhões. “As empresas participantes têm a chance de expor suas novidades em uma vitrine mundial, fortalecendo as marcas em âmbito global, ampliando a rede de contatos e fomentando alianças em potencial”, destaca o presidente da FIMMA Brasil 2017, Rogério Francio, que completa: “Em mais de 20 anos de existência, a Feira construiu e consolidou sua credibilidade no setor moveleiro, sendo organizada pela MOVERGS, uma das mais sólidas e atuantes entidades de classe do país”.

Para dar maior visibilidade aos expositores, a Feira realizará o Projeto Imagem, com o intuito de trazer formadores de opinião e profissionais da imprensa internacional para potencializar a repercussão de notícias nos veículos de comunicação especializados no exterior.

A Feira também incentiva a ampliação do mercado para a cadeia de madeira e móveis, possibilitando o contato direto entre importadores de máquinas,matérias-primas e acessórios para móveis e exportadores brasileiros nas rodadas do Projeto Comprador.

Desenvolvido de forma estratégica, visa a geração de negócios internacionais e parcerias futuras. Sua assertividade é garantida pela elaboração prévia de uma agenda de atividades que relacionará os participantes, as rodadas de negócios e visitas técnicas, conforme interesse das empresas.

Os dois projetos recebem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEXBrasil, através do Projeto Orchestra Brasil, e da ABIMÓVEL, pelo Projeto Brazilian Furniture.

De acordo com o presidente da MOVERGS, Volnei Benini, a FIMMA Brasil 2017 vai reunir os elos do setor, apresentando novidades para a indústria e criando condições para que expositores e visitantes mantenham o foco na solidificação de futuras parcerias comerciais.

Entre as diversas atividades que acontecem durante a feira está o Prêmio Inovação, no qual profissionais e estudantes poderão expressar seu talento inovador, traduzido em soluções criativas. A premiação possibilita apreciarcom exclusividade as tendências e os lançamentos que nortearão os rumos da cadeia produtivade madeira e móveis.

Além disso, a FIMMA Brasil promove o projeto FIMMA Marceneiro, que incentiva o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do ramo, oferecendo atividades direcionadas para facilitar o acesso às informações, bem como aproximar os profissionais das novidades do setor.

No “Espaço Marceneiro”, os alunos do SENAI, demonstram na prática as etapas da fabricação de móveis que, posteriormente, são doados a entidades sociais. O projeto conta com o apoio de entidades como FIERGS, SENAI,SEBRAE e ABIMÓVEL, e se consagra pelo caráter social.

Para complementar o intercâmbio de informações sobre desafios,design, tendências e mercadoque envolvem o setor moveleiro, a Feira realizará o “Workshop de Móveis”.“Renovar o evento é uma das propostas da nova gestão da MOVERGS e da FIMMA”, explica Francio, que afirma: “Esta é uma das ações que fazem parte dessa mudança, pois dá para as pessoasa chance de ampliarem seus conhecimentos e estabelecerem novas conexões com outros empreendedores”.

Programada para março de 2017, a FIMMA Brasil acontecerá em um espaço de 58 mil m² de área coberta e climatizada, o Parque de Eventos, em Bento Gonçalves. A cidade é considerada um dos maiores polos tecnológicos do setor moveleiro e é líder na produção de móveis do país. “O Rio Grande do Sul possui 2.750 empresas moveleiras, o que equivale a cerca de 13,3% das empresas do Brasil. Juntas,elas respondem por 18,4% do total de móveis fabricados e por 31,1% das exportações”, cita o presidente da MOVERGS, que completa: “No ano passado, foram faturados R$ 6,73 bilhões, exportados mais de U$ 183,5 milhões, gerando 39 mil postos de emprego. Esses indicadores demonstram a força do setor gaúcho para a economia local e brasileira”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS